Oferecido por
Foto de Vanessa Gehm, Belo Horizonte (MG)
A semana começa com a atuação de uma massa de ar seco e quente sobre o Sudeste do Brasil, mas ao longo da semana o tempo vai mudar em algumas áreas com o avanço de uma nova frente fria.
Calor e ar seco
A segunda-feira vai ser um dia marcado por bastante sol e calor na maior parte do Sudeste. As temperaturas sobem rapidamente e as máximas vão ficar bastante elevadas. Nas capitais São Paulo e Belo Horizonte, as máximas ficam em torno dos 34°C nesta segunda. Pelo interior de São Paulo e Minas, valores de 35 a 39°C devem ser registrados.
O interior dos dois estados segue em atenção devido ao calor intenso e o ar extremamente seco. O risco de queimadas permanece elevado.
Estado de São Paulo tem o maior número de queimadas em 11 anos
Só entre o litoral sul e a Baixa Santista que o céu fica com mais nuvens e as temperaturas ficam mais baixas. Mesmo assim, não há expectativa de chuva. Há chance de uma chuva isolada e rápida entre o norte do Rio De Janeiro e o litoral do Espírito Santo, porém os acumulados serão baixos.
Nova frente fria avança
Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, avança pela Região na terça-feira. Este sistema já vai aumentar a quantidade de nuvens no sul e leste de São Paulo e também no Rio de Janeiro. O litoral paulista segue o dia com bastante nebulosidade e a chuva acontece a partir da tarde. O sol ainda aparece e esquenta bastante em regiões como a Grande SP, Sorocaba, Itapetininga, Campinas, Vale do Paraíba e o Grande Rio, mas voltam as condições para pancadas isoladas de chuva. Em geral, a chuva acontece a partir da tarde, mas em muitas cidades a chuva só deve chegar à noite, como é o caso das capitais São Paulo e Rio de Janeiro.
Ar mais úmido e frio
Entre quarta e quinta-feira, a umidade fica mais elevada e as temperaturas diminuem. Não há condições para frio intenso, mas o calor vai diminuir bastante e a sensação volta a ser de um pouco de frio em algumas regiões. A chuva chega também ao sul e leste do estado de Minas Gerais e ao Espírito Santo.
A passagem dessa frente fria não vai trazer grandes volumes de chuva que sejam capazes de reverter a seca no interior da Região. Os volumes também não são expressivos para a agricultura e para o abastecimento dos reservatórios. Mas, de qualquer forma, ajuda a limpar um pouco a atmosfera. A chuva e o vento vão auxiliar na dispersão dos poluentes sobre a faixa leste do Sudeste, com isso a qualidade do ar fica melhor em relação aos dias extremamente quentes e secos.
Mar agitado
A atuação de um ciclone extratropical vai deixar o mar agitado em grande parte do litoral do Brasil ao longo dos próximos dias. Do Sul ao Nordeste há expectativa de agitação marítima nesta semana.
Confira a matéria completa aqui!