Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Com volta da chuva, índice de queimadas despenca no Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

O retorno da chuva ao Centro-Oeste do Brasil tem ajudado a diminuir muito os incêndios na Região nos últimos dias. De acordo com informações publicadas no Relatório Diário do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre os dias 24 e 25 de setembro, o número de focos de incêndio caiu mais de 85% nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

 

Para se ter uma ideia, no último dia 23/09, Goiás havia registrado 190 focos de incêndio, número que despencou para apenas 16 no dia 24/09. Isso representa queda de 92% em apenas 24 horas. Em Mato Grosso, os focos de queimadas somavam 352 no dia 24/09, valor que caiu para apenas 55 no dia 25/09, o que representa diminuição de 84% no índice. Já em Mato Grosso do Sul, a queda no número de queimadas foi de 87% em apenas um dia - em 24/09, o estado teve 151 focos, valor que caiu para 20 no dia seguinte.

 

A chuva dos últimos dias, somada ao trabalho do Corpo de Bombeiros, tem sido essencial para ajudar no controle dos incêndios florestais que atingem importantes áreas do Centro-Oeste. No Pantanal, por exemplo, a quantidade de queimadas no bioma em 2020 é a maior desde em 1998, quando começou o monitoramento no local. De acordo com o registro do INPE, mais de 18,6% do território já queimou. A área incendiada equivale a 3 milhões estádios do Maracanã, por exemplo. 

 

Na Chapada dos Veadeiros, os incêndios florestais que começaram a cerca de duas semanas já consumiram mais de 36 mil hectares de vegetação. 

 

Confira a previsão completa para Cuiabá nos próximos 15 dias

 

Chuva persiste no Centro-Oeste esta semana

 

Ao longo desta semana, o calor e a alta umidade ainda irão provocar temporais na Região Centro-Oeste, com destaque para o estado de Mato Grosso. Em Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, a tendência também é de pancadas de chuva, mas que acontecem de forma bem mais isolada e rápida até pelo menos esta quarta-feira (30).

 

A chuva retorna de forma mais generalizada ao Centro-Oeste do Brasil a partir de sexta-feira, dia 1 de outubro.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias