Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva recente reduziu queimadas no SE e no CO

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: queimadas (Fapesp)

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: queimadas (Fapesp)

No último final de semana (25 e 26 de setembro) a chuva se espalhou pelo Centro-Oeste e pelo Sudeste brasileiros. Houve temporais que deixaram acumulados de mais de 50 mm no norte paulista e também na região de São Miguel do Araguaia, em Goiás. Foi também no último final de semana que a nuvem de poeira se formou, mas com toda essa chuvarada, notícias boas foram observadas quanto a diminuição dos focos de queimadas. 

 

Analisando alguns dados do satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é nítido uma redução de mais de 60% de novos focos nestes últimos dias.

 

Entre os dias 18 e 22 de setembro, antes dos temporais do último final de semana, Mato Grosso computava 1775 focos, Goiás tinha 930 focos, Mato Grosso do Sul 776 e o Distrito Federal, 39 focos de queimadas. Já entre os dias 25 e 29 de setembro, os números reduziram para 461 focos em MT, 102 em Goiás, 440 focos e o Distrito Federal não registrou nenhum foco de queimada. 

A diferença entre uma semana mais seca e com chuva é gritante! No Centro-Oeste, a redução foi de 71,3% de novos focos dentro do período analisado. 

No Sudeste, Minas Gerias registrava 1346 focos entre os dias 18 e 22 de setembro. Em São Paulo foram 241 focos neste mesmo período. Já no final de semana de temporais no estado paulista e centro-sul mineiro, entre os dias 25 e 29 de setembro, o número de novos focos caiu para 327 em Minas Gerais e para 95 focos no estado de São Paulo, um diferença de 60% a 75% para menos.

 

 

Boa notícia para outubro

 

A notícia boa é que os focos de queimadas tendem a diminuir cada vez mais nas próximas semanas, já que a chuva se torna mais frequente e persistente neste mês de outubro. Há risco de temporais e granizo, sim, mas também com volumes de chuva relativamente altos em vários dias.

O primeiro fim de semana de outubro será com temporais no Sudeste, com a passagem de uma nova frente fria.

 



Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias