Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Unesco usa DNA ambiental para estudar espécies marinhas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Cientistas vão recolher material genético de secreções, células e dejetos de peixes de locais considerados Patrimônios Mundiais. Trabalho deve durar dois anos e tem a meta de ajudar a medir a vulnerabilidade da biodiversidade marítima

 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está lançando um projeto que vai utilizar DNA ambiental, conhecido como eDNA, para entender a riqueza da biodiversidade de locais marinhos classificados como Patrimônio Mundial. 

 

A agência considera a iniciativa ambiciosa, envolvendo  cientistas e residentes locais, que vão coletar dejetos, secreções e células de peixes de vários locais.  

 

 

Impactos da mudança climática  


A Unesco explica que o método eDNA envolve a coleta e a análise de amostras do solo, da água e do ar e não de um organismo individual. O projeto deve durar dois anos, com a meta de medir a vulnerabilidade da biodiversidade marítima à mudança climática. 

Outro objetivo é verificar como os impactos da mudança climática afetam os padrões migratórios da vida marinha. O projeto é lançado junto com a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que vai de 2021 até 2030.  

 

 

Fernando de Noronha  


A Unesco reconhece vários locais marítimos como Patrimônio Mundial devido à “sua biodiversidade única, ecossistemas excepcionais ou por representarem grandes fases da história do planeta Terra”.  

 

O arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, a barreira de corais de Belize e as Ilhas Galápagos são alguns exemplos entre os 50 locais marinhos listados como Patrimônio da Humanidade.  

 

A agência da ONU explica que o uso do DNA ambiental para monitorar e coletar dados no oceano ainda está na fase inicial.  

 

Segundo a Unesco, uma metodologia consistente será aplicada pela primeira vez de forma simultânea em vários locais marinhos protegidos, marcando assim o “nascimento de padrões globais em amostragem e gerenciamento de dados”. As amostras de DNA serão depois sequenciadas em laboratórios especializados.  

 

 Mais sobre meio-ambiente

 

Fonte: ONU News

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias