Oferecido por
Foto: Brasília (DF), por Thiago Faria
A região do Distrito Federal terá dias de chuva frequente até o começo da próxima semana. Mas a população precisa ficar atenta às previsões meteorológicas porque a chuva poderá vir com muita força, em algumas horas, e causar transtornos
Dias de chuva e raios
O ar úmido e quente vem predominando sobre a região do Distrito Federal e facilita a formação de nuvens de chuva. Nos próximos 5 a 10 dias, a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, vai estimular a formação de áreas de instabilidade na região entre Goiás, o norte de Minas Gerais, a Bahia e o Tocantins e que vão deixar nuvens carregadas também sobre o Distrito Federal
A até a segunda-feira, 8 de novembro, e também no decorrer da próxima semana, todo o Distrito Federal terá pancadas de chuva frequentes, que poderão ocorrer a qualquer hora. Várias pancadas serão com raios e há risco de chuva e ventos com moderada a forte intensidade.
Atenção: no fim de semana, 6 e 7 de novembro, uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o norte de Goiás, o que vai aumentar o risco de temporais sobre o Distrito Federal.
Possibilidade de formação de ZCAS?
Previsão de chuva volumosa
As pancadas de chuva sobre a região de Brasília devem ser frequentes nos próximos 10 dias e em vários momentos a chuva poderá ser forte e volumosa. A estimativa é de que Brasília receba de 90 mm a 130 mm em 10 dias.
A média de chuva normal para novembro em Brasília é de aproximadamente 227 mm, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010. Na escala anual, novembro tem a segunda maior média mensal de precipitação na região de Brasília, atrás apenas de dezembro, que tem média de chuva de 241 mm.