1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Dia do Pantanal! Patrimônio Natural da Humanidade
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia do Pantanal! Patrimônio Natural da Humanidade

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Pantanal, fotografado em Corumbá, Mato Grosso do Sul/Leo Mercon/iStock

 

Nesta sexta-feira, 12 de novembro, é celebrado o Dia do Pantanal, considerada a maior planície alagada do mundo. O bioma também se estende pelos territórios da Bolívia e do Paraguai, mas é em solo brasileiro, onde está localizado mais de 62% da planície pantaneira, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

 

A data foi constituída em 2008, por resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em memória à morte do ambientalista e jornalista Francisco Anselmo de Barros, que dedicou-se durante 25 anos à luta pela preservação do Pantanal, e morreu em 2005, num ato de protesto contra a instalação de usinas hidrelétricas na região.

 

Uma das maiores e mais importantes biodiversidades do mundo

 

Por sua importância para o meio ambiente, o Pantanal é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e Patrimônio Nacional pela Constituição Federal. 

 

O Pantanal é o habitat de uma grande variedade de espécies plantas e animais. De acordo com a WWF-Brasil (uma organização da sociedade civil brasileira), foram registradas cerca de 325 espécies de peixes, 53 de anfíbios, 98 de répteis, 656 de aves, 159 de mamíferos e mais de 3.500 espécies de árvores, vegetações aquáticas e terrestres.

 

O bioma também é lar dos povos tradicionais e originários da região, como agricultores familiares, pescadores artesanais, ribeirinhos, indígenas e quilombolas. 

 

Queimadas, desmatamento e poluição

 

Os problemas ambientais que afetam a região do Pantanal, já causaram a perca de milhões de hectares do bioma. Muitos destes problemas é causado pela ação humana. Os maiores fatores que contribuem com a devastação, são o desmatamento desenfreado e irregular, a poluição do solo e da água por uso de agrotóxicos e os incêndios. 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias