Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão do tempo para todo o BR no feriado de 15 de Novembro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

O fim de semana e o feriado da próxima segunda-feira, 15 de novembro, que celebra a Proclamação da República, serão marcados por tempo instável e até mesmo alguns temporais entre áreas do centro-oeste, nordeste e norte do Brasil. Enquanto isso, o predomínio será de tempo mais firme entre áreas do sul e sudeste do país.


Confira a previsão da Climatempo para o feriado, e fique de olho em nosso site e redes sociais para novas atualizações!

 

Região Sul


No sábado, uma massa de ar mais seco mantém o tempo firme em grande parte da região Sul do país. Entre áreas do litoral norte de SC e litoral do PR, o dia terá variação de nebulosidade, e há possibilidade de garoa no litoral paranaense, por causa dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. No domingo, a formação de um cavado, vai voltar a causar chuva em toda a fronteira oeste da região, desde áreas da campanha, até a região de Foz do Iguaçu e noroeste do PR.


Na segunda-feira, as áreas de instabilidade se afastam, e o tempo volta a ficar firme entre o RS e SC. Somente na fronteira e divisa oeste do PR que ainda podem ocorrer pancadas de chuva, que vão ocorrer de maneira irregular, por causa da combinação entre calor e umidade.  As temperaturas vão continuar muito elevadas na região, com exceção da faixa leste do PR, o que incluí a capital Curitiba, por causa da entrada de ventos frios que vem do oceano. 

 

Região Sudeste


No fim de semana as áreas de tempo firme ganham mais espaço sobre o sudeste do Brasil. No sábado, a chance de chuva diminui entre SP, RJ e sul de MG, por causa de uma massa de ar mais seco que ganha cada vez mais força. Há apenas previsão para garoa entre o litoral paulista e áreas do RJ. Nas demais áreas de MG e ES, o tempo vai ficar encoberto e com condição de chuva, que pode ocorrer a qualquer hora do dia, entre os dois estados. No domingo, as pancadas perdem força, mas continua chovendo entre áreas de MG e ES.

 

No feriado, a temperatura vai subir gradualmente em grande parte da região, principalmente em São Paulo e no Rio De Janeiro. O tempo volta a ficar firme entre áreas centrais, sul e leste de MG, isso inclui Belo Horizonte e a zona da mata mineira, e há condição apenas para variação de nebulosidade sobre o ES. Algumas pancadas de chuva retornam ao oeste de SP, por causa da formação de uma nova área de baixa pressão.

 

Região Centro-Oeste


Todas as áreas do centro-oeste terão chuva até a próxima semana. No sábado, o tempo fica firme apenas nas áreas centrais e no sul de MS, nas outras regiões, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas até a próxima segunda-feira. O predomínio será de tempo mais encoberto, mas vão ocorrer aberturas de sol em algumas áreas da região ao longo dos dias.


Na segunda-feira, a chuva vai ser mais expressiva e ocorrer de maneira persistente, entre o sudeste de MT, sudoeste de GO e em grande parte de MS, com risco para temporais isolados. As precipitações vão ocorrer por causa da combinação entre calor e umidade, e uma área de baixa pressão que vai se forma na altura do Paraguai.

 

Região Nordeste


No sábado, o nordeste terá tempo instável em grande parte do centro e sul da BA, oeste e sul do PI e MA. O tempo fica firme desde áreas do norte baiano até o RN. Nas demais áreas, se chover, será algo fraco e pontual. No domingo, poucas coisas vão mudar. A chuva mais persistente vai ocorrer em áreas do litoral da BA, e as pancadas vão se espalhar mais pelo estado do Piauí.


Na segunda-feira, pancadas rápidas e pontuais entre o litoral do Sergipe, até o litoral do Ceará. Nas outras áreas, estão previstas pancadas de chuva que ocorrem de maneira irregular, mas que podem ser pontualmente fortes.

 

Região Norte


Ao longo de todo o fim de semana, e também na próxima segunda-feira, o tempo vai ficar instável em praticamente toda a região Norte do país, com exceção apenas do extremo norte do PA e centro-sul do AP. Nas demais áreas, a combinação entre calor e umidade e outras áreas de instabilidade, vão continuar favorecendo a formação de nuvens carregadas.


A chuva vai ocorrer de maneira irregular e, na maioria das vezes, vai se concentrar entre os períodos da tarde e da noite. Porém, não se descarta a chance para temporais sobre o Norte do país, que podem ocorrer de maneira pontual.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias