Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Falta de chuva pode prejudicar milho em Ijuí-RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Rosemari Montanher - Atalaia - PR

 

Áreas gaúchas que já estavam com déficit hídrico e problemas no desenvolvimento do milho não registraram chuva significativa entre 7h do dia 16/11 e 7h do dia 17/11. Só para ter uma ideia, neste período em Santa Rosa, forma acumulados 15mm e em Ijuí não houve precipitação.  

 

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, há expectativa de chuva para a metade norte do Rio Grande do Sul, mas não há previsão de grande acumulados. Áreas do noroeste gaúcho por exemplo, mostram umidade inferior aos 60%, o que é preocupante para o produtor rural.

 

Sinal amarelo

 

De acordo com a Emater, as regiões de Ijuí e Santa Rosa estavam com déficit hídrico. A chuva retornou apenas para Santa Rosa.

 

"Isso deverá trazer alguma perda ao milho da região de Ijuí. A próxima chuva é prevista apenas para o dia 23/11 e não tem garantia de ser regular e forte. Entramos em um sinal amarelo. Longe de termos perdas generalizadas, já temos alguns problemas pontuais, prevê o meteorologista.

 

Entre hoje (17/11) e amanhã (18/11), há condições de ventania, principalmente entre Paraná São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira (19/11), entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

 

Vale destacar que antes da chuva não dá para descartar a possibilidade de ocorrer tempestade de poeira em áreas do interior paulista. Como faz alguns dias que não chove de forma significativa, o solo está seco e a ventania pode favorecer as condições para ocorrência do fenômeno. 

 

Frio

 

No fim de semana, há risco de geada no topo da serra de Santa Catarina. "Não há estimativa de transtornos para as culturas. Eventualmente, pode prolongar o ciclo de alguma cultura, mas sem riscos", analisa Oliveira.

 

No período entre 17 e 23 de novembro, as chuvas ficam mais concentradas no Sudeste e Centro-Oeste. A chuva forte beneficia as culturas de São Paulo e Minas Gerais.

 

prev

 

Entre os dias 24 e 30 de novembro, a chuva continua intensa entre o Sudeste e Centro-Oeste.  A novidade é que a chuva retorna a parte do Matopiba, mais forte no interior, sul e leste da Bahia e em áreas produtoras do Tocantins, Maranhão e Piauí.   

 

prev2

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias