Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Final de semana com geada na serra entre RS e SC

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

Foto: Nilson Wolff e Climaterra / São Francisco de Paula (RS). 

 

No início do último sábado (20), Dia da Consciência Negra, municípios da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram geada, de fraca intensidade. Isso ocorre quando as temperaturas ficam entre 3 e 5°C. Os locais que registraram o fenômeno foram São Francisco de Paula, no RS, e São Joaquim, em SC.

 

image (4)

Geada no sábado (10) em São Francisco de Paula(RS). Foto: Nilson Wolff e  Climaterra

 

A geada deste fim de semana se deve à massa de ar frio, associada a uma área de alta pressão atmosférica, na Região Sul do país, que veio na retaguarda da última frente fria. O que deixou o céu mais aberto, causando a perda radiativa e, consequentemente quedas das temperaturas entre o período da noite e da manhã.

 

Além disso, esse frio tardio também tem relação com o fenômeno La Niña, que é o resfriamento do Oceano Pacífico equatorial, e que ajuda a deixar a atmosfera mais fria. 

 

Neste mês de novembro, foram registrados 3 dias com geada na serra catarinense. Foram 123 relatos de geadas só neste ano de 2021, segundo os dados da Climaterra.

 

 

Registros das menores temperaturas deste final de semana


Menores temperaturas mínimas no Brasil no sábado (20) pelos dados estações meteorológicas particulares ou não governamentais:

 

Cambará do Sul, RS: 3,2°C
São Joaquim, SC(Jardim Bandeira/Tadeu):3,5°C 

São Joaquim, SC(Keiser):3,9°C 

 

Menores temperaturas mínimas no Brasil no sábado (20) pelos dados do Ciram/Epagri:


Urubici, SC:4,5°C às 06 horas
Urupema, SC:4,6°C às 06 horas
São Joaquim, SC:4,9°C às 05 horas

 

Menores temperaturas mínimas no Brasil no sábado (20) pelos dados do INMET:

 

São Joaquim-SC  às 6,3°C: às 04 horas
Bom Jardim da Serra-Morro da Igreja-SC : 6,6°C à 01hora
São José dos Ausentes-RS : 6,6°C às 06 horas
Canela-RS : 8,0°C às 07 horas
Vacaria-RS : 8,2°C às 06 horas
Rancho Queimado-SC : 8,2°C às 06 horas

 

Previsão para domingo (21) na região sul  

 

Neste domingo (21), a massa de ar frio segue presente no sul do país, na primeira metade do dia. O que contribuirá para a formação de novas geadas, neste dia, apenas no topo de serra catarinense, com termômetros que podem marcar novamente, valores na casa dos 3°C em São Joaquim.


De forma geral, o domingo será um dia de sol e sem chuva nos três estados da região. O destaque fica para as temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar no meio da tarde nessas áreas. Atenção também para às rajadas de vento entre 40 e 60km/h no RS e SC, no decorrer do dia.

 

 

Chuva volumosa a partir de quinta-feira (25) 


A partir da segunda-feira (22) não há mais risco para geada nas serras do sul do país. A semana vai começar com tempo firme ainda na maior parte da região sul, com volta das pancadas de chuva, de maneira isolada, no sul e na Campanha Gaúcha, por causa da aproximação de uma nova frente fria. No decorrer da terça-feira, esse mesmo sistema ajudará a espalhar chuva na outras áreas região.


Entretanto, destaca-se a formação de uma outra frente fria, associada a um ciclone extratropical, no sul do país a partir do dia 25 de novembro, próxima quinta-feira. O sistema vai voltar a causar temporais no Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, as instabilidades avançam também entre Santa Catarina, e São Paulo, passando pelo MS e RJ, com acumulados mais altos entre o RS e SC. 

 

Vale ressaltar que a chuva vem acompanhada por raios e rajadas de vento, e até queda de granizo. 

 

Atenção aos volumes de chuva acima dos 100mm entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e entre o norte do Paraná e Minas Gerais, passando por pontos do estado de estado de São Paulo, no período que vai entre quinta (25) e a próxima segunda-feira (29). A chuva mais pesada no RS e em SC será entre a quinta e sexta-feira (26). 

 

download

Acumulado de chuva previsto entre os dias 20 e 24 de novembro de 2021 no Brasil

 

 

download (1)

Acumulado de chuva previsto entre os dias 25 e 29 de novembro de 2021 no Brasil

 

Veja também: Dia da consciência negra com chuva em grande parte do BR

 

Confira: O clima do 5G: entendendo mais e melhor a atmosfera

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias