Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primeira tempestade da temporada Outono/Inverno na Europa

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Foto: Ruhpolding, Alemanha, março de 2021. Por Camila Gama.

 

A temporada de outono inverno começou no continente Europeu. Nestes últimos dias do mês de novembro, diversos países se preparam para receber as primeiras precipitações invernais e a tão famigerada neve. 

 

Frentes frias no Reino Unido

 

Uma sequencia de passagem de frentes, frias e oclusas, além da imersão de ar polar vindo do Ártico, já nomeia a primeira tempestade invernal da temporada de inverno 2021/ 2022, a tempestade Arwen.

 

Este sistema vai provocar fortes ventos, com rajadas entre 90 e 110 km/h, e tempestades invernais como chuva congelada, graupel, neve úmida e neve em pontos no Reino Unido, Irlanda, Irlanda do Norte e litoral norte da França entre essa sexta-feira, 26 de novembro e domingo, dia 28. 

 

Neve na Itália, Alemanha, Suíça 

 

Uma outra área de tempestade se forma a partir de um longo sistema frontal que atua entre o  norte da Itália, Suíça, Áustria, República Tcheca e sul da Alemanha, direcionando a formação de uma nova frente fria. Na retaguarda desta frente fria, há a entrada de uma massa de ar polar e uma crista relativa que traz ventos frios. 

 

Entre essa sexta-feira e o domingo, há previsão de neve nos Alpes austríacos, italianos e suíços. A neve também deve atingir cidades turísticas como Munique e Viena. De forma geral, são esperados entre 2cm e 5 cm de neve. 

 

image

Pentada de temperatura mínima na Europa, entre os dias 25/11 e 29/11

 

Portugal já teve registro de neve 

 

Durante essa semana, o ponto mais alto de Portugal também registrou as primeiras precipitações invernais do inverno. A neve chegou e, para alegria dos turistas, a paisagem da Serra das Estrelas tornou-se branquinha.

 

A partir desta sexta-feira, o frio ganha força, as temperaturas ficam negativas e os ventos se intensificam. Entretanto, a umidade na região fica baixa e, por isso, não há mais previsão de neve, por enquanto. 

 

+ mais notícias