VERÃO 2022: Confira a previsão para as Regiões do BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O verão no Hemisfério Sul começou às 12h59 de 21/12/2021 e vai se estender até às 12h33 de 20/3/2022. A tendência é que o fenômeno La Niña influencie todo o verão no Brasil.

 

As temperaturas do Oceano Pacífico estão abaixo da média climatológica. O bolsão de águas mais frias que a média tem extensão e intensidade o suficiente para ser caracterizado como um evento de La Niña. Em profundidade no Pacífico, há um aporte de água frias, o que vai dar suporte para manutenção deste La Niña até o final do verão de 2022.

 

Com a atuação do fenômeno, a chuva migra para as áreas mais ao norte do país, de forma que grande parte das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficarão com chuva abaixo da média histórica e bastante calor. No Norte e no Nordeste as pancadas de chuva serão frequentes, acumulando volumes acima da média.

 

Para saber todos os detalhes da previsão de clima para cada Região do Brasil, confira as análises abaixo:

 

Região Sul

A chuva enfraquece e fica abaixo da média em grande parte da Região Sul. Nas áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, os acumulados mensais devem ficar próximos da média climatológica. Faz calor na região, acima da média.

 

Alguns modelos meteorológicos indicam chuva dentro da média histórica em áreas da de Santa Catarina do Paraná. Confira os detalhes:

 

 

 

Região Sudeste

Chuva irregular com acumulado abaixo da média histórica em grande parte da Região, com exceção do norte de Minas Gerais, do Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, no centro-sul de Minas e no Triângulo Mineiro, ao contrário, a chuva será menos intensa que o normal, mas sem potencial para estiagens. O calor será intenso, com temperaturas acima da média em grande parte da Região. No entanto, com a atuação do La Niña, há expectativa para oscilação de temperaturas durante a passagem das frentes frias, que tendem a ser mais frequentes e fortes, por conta do fenômeno. Confira os detalhes:

 

 

Região Centro-Oeste

A precipitação em dezembro migra para o centro e norte do Brasil, sendo mais intensa sobre o norte e oeste de Mato Grosso. Por outro lado, a precipitação enfraquecerá em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, onde inclusive, há previsão de calor acima da média. Confira os detalhes:

 

 

 

Região Nordeste

Chuva acima da média em toda a Região, embora isso ainda não implique em grandes acumulados no leste e norte do Nordeste por conta da época do ano. Somente a Bahia, Piauí e Maranhão receberão chuva intensa. E mesmo com a chuva acima da média em todo o Nordeste, o leste da Região permanecerá sob temperatura acima da média histórica. Confira os detalhes:

 

 

Região Norte

Chuva forte e acima da média em boa parte da Região. Apenas em Roraima e no norte do Tocantins que terá pouca chuva, ficando abaixo da média climatológica. Por conta da precipitação frequente, a temperatura ficará próxima da média na Região Norte. Confira os detalhes:

 

 

 

 

La Niña no verão

O La Niña terá impactos negativos sobre a chuva das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, reduzindo a quantidade de chuva durante a estação. As regiões Norte e Nordeste serão as mais beneficiada  com o La Niña, pois o fenômeno aumenta a chuva nestas Regiões.

 

2b4e511d3bdad96939c45b81e100a8a6 (1)

 

Impactos:

 

– Facilita a passagem das frentes frias pelo Sul e pelo Sudeste do Brasil

 

– As massas de ar frio de origem polar podem chegar ao Brasil mais fortes do que o normal, para os padrões do verão. Isso faz com que o vento frio dessas massas de ar também chegue mais forte a São Paulo, causando quedas bruscas de temperatura.

 

– As massas frias também têm o poder de deixar a atmosfera mais seca. Com menos umidade no ar, fica mais difícil a formação das grandes nuvens que provocam a chuva.

– O fenômeno La Niña faz com que a circulação dos ventos sobre o país concentre mais ar úmido no centro-norte do Brasil.  Esse é um dos motivos pelos quais vamos ter menos chuva do que o normal no centro-sul do país no verão 2022.

 

O verão terá calor, mas não será um calor fora do comum. A sequência de dias quentes será interrompida com frequência pela passagem das frentes frias e a entrada de ar frio de origem polar.

 

ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul

Um dos  mas importantes sistemas meteorológicos que atuam no verão sobre o Brasil é a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esse sistema é responsável por dias consecutivos de muita chuva, que é a chuva boa para encher reservatórios, tanto para abastecimento de água para as populações como para refazer os reservatórios das hidrelétricas.

Só que por causa do fenômeno La Niña, as grandes áreas de nuvens de chuva associadas com as ZCAS costumam se formar na parte norte da Região Sudeste do Brasil e do Centro-Oeste, atingindo também áreas do Nordeste