Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Minas Gerais com mais de 1 milhão de raios em dezembro de 2021

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

Por: Fabiene Casamento

 

Neste mês de dezembro de 2021 o estado no Brasil que mais registrou descargas elétricas foi Minas Gerais, com mais de 1 milhão de relatos. Precisamente, 1.113.197 raios entre 01/12 e 24/12/2021, segundo os dados de satélite do Earth Networks. Logo em seguida vem o Mato Grosso com 754.559 descargas elétricas neste mesmo mês.

estadodez

Gráfico com os dados de raios em dezembro de 2021 em cada estado do Brasil. Fonte: Earth Networks

Já o município que mais registrou raios, neste mês de 2021, no Brasil foi Corumbá, no Mato Grosso do Sul, 135.723, logo em seguida vem os municípios do Pará, como Altamira e São Félix do Xingu, com 61.624 e 48.442, respectivamente. E na quarta posição Cocos, no oeste da Bahia, com 36.114 raios.

 

munidez

Gráfico com os dados de raios em dezembro de 2021 em cada estado do Brasil. Fonte: Earth Networks


Quantidade de raios na véspera do Natal no Brasil

 

Por curiosidade, na véspera do Natal, dia 24 de dezembro de 2021, os municípios do Pará, do Amazonas e da Bahia foram os que mais registraram descargas elétricas pelo Brasil. Como em Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, com relatos de mais de 6 mil descargas elétricas.

 

dia24-12

Gráfico com os dados dos municípios com a maior quantidade de raios em 24 de dezembro de 2021 no Brasil. Fonte: Earth Networks

 

 

Raios em Minas Gerais em dezembro 


Já em Minas Gerais, que se observou uma maior quantidade de raios entre os estados brasileiros neste dezembro, apresentou a maior ocorrência desse fenômeno na  sua faixa norte. Como em Buritizeiro (com 31.206 raios) e em Chapada Gaúcha (25.376 raios).

 mapa

Mapa da distribuição da quantidade de raios em dezembro de 2021 em Minas Gerais. Fonte: Earth Networks

 

 

Em média, o Brasil tem 160.495.503 raios por ano, sendo que o estado no Brasil que mais tem raios, Climatologicamente falando, é o Mato Grosso, com 27.910.743. O Rio Grande do Sul vem em 6° lugar, com 10.050.600. Em segundo está a Amazônia, com 24.710.649. 

O Brasil é um dos locais no mundo que mais tem raios, mas temos que lembrar que o país é grande. Porém, a República do Congo, que é menor que o Brasil, tem bem mais raios que o nosso país, e o motivo específico de lá tem relação com às montanhas, às circulação dos ventos, que potencializam na formação de temporais. A Venezuela também tem muito mais raios, são 297 dias por ano.


No mês de dezembro costuma ter bastante raios, pois estamos na estação da primavera e verão, onde há maior formação de nuvens carregadas e durante o fenômeno La Niña, onde contribui para a atmosfera mais fria e uma maior formação de gelo nas nuvens, contribuem para uma maior ocorrência dessas descargas elétricas. 

 

Para saber mais detalhes de como as descargas elétricas se formam, veja também: Saiba como se formam os raios

 

Previsão do tempo no Brasil para o final de dezembro e nos primeiros dias de janeiro

 

Até o dia 03 de janeiro de 2022, as chuvas vão persistir de maneira forte na metade norte do Brasil. Com mais de 100mm de chuva previstos, neste período, entre os estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Minas Gerais, Bahia, e sul do Piauí e do Maranhão, no leste do Amapá, em Rondônia, entre o norte e leste de São Paulo e no Rio De Janeiro. E em todas essas áreas há riscos para deslizamentos de terra e inundações. 

 

Os acumulados que podem passar facilmente dos 200mm, neste mesmo período, seria o norte do MT e de GO, em pontos do PA,de TO, o oeste, sul e leste da BA e pontos do sul do MA e do PI. Conforme se observam nos mapas abaixo.

 

downloadpre1

Previsão do acumulado de chuva entre os dias 25/12/2021 e 29/12/2022 no Brasil.

 

downloadprec2

Previsão do acumulado de chuva entre os dias 30/12/2021 e 03/01/2022 no Brasil.

 

No domingo (26) a Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS)  ainda trará chuva volumosa entre o Amazonas e a Bahia. E apesar da desconfiguração  da ZCAS no Brasil depois deste final de semana, no início da semana que vem, áreas de instabilidade seguem atuando. Assim,  entre segunda quarta-feira (29), a chuva segue na forma de temporais e volumosa pela metade norte do Brasil, como entre o AM, PA, AP, MA, PI, TO, BA, MG, MT, GO E ES. Com previsão de mais de 100mm nos municípios desses estados. Boa parte dessa chuva se deve à alta umidade do ar e da circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera.

 

Além disso, o corredor de umidade, que vem da Amazônia, fica mais deslocado para o Sudeste, o que justifica em parte o aumento do volume de chuva na Região Sudeste. Porém, o grande responsável mesmo pelos temporais ganharem força no estado de SP e em parte de Minas Gerais, assim como também ocorrerá no Paraná e em Santa Catarina é a passagem de uma frente fria e mais o reforço de cavados nos vários níveis da atmosfera. Entre esses estados (SP, RJ, SC, PR e MG) os acumulados de chuva são mais elevados na segunda-feira (27) e sobre SP, MG e RJ na terça-feira (28), com potencial para transtornos.

 

Na quarta-feira (29) a chuva segue na forma de temporais e com acumulados elevados no AM, RO, AM, TO, MT, GO, DF, MA, sul do PI, MG, oeste da BA, ES, leste de MS e SP. Pelo Sudeste do país, temos a passagem de uma frente fria e mais o cavado nos níveis médios e altos da atmosfera, além do corredor de umidade que vai do Amazonas até o Espírito Santo. Pela região Centro-Oeste e Norte as instabilidades têm a influência do calor, da alta umidade do ar e mais da Alta da Bolívia. Já na Região Nordeste, além da alta umidade e do calor, se tem a presença da circulação dos ventos em altitude.

 

Estamos analisando a formação de um corredor de umidade mais persistente entre a quinta-feira (30 de dezembro) e o domingo da semana que vem (dia 02 de janeiro) entre o Amazonas e o Sudeste do país, pegando mais sobre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e as faixas norte e leste do estado de São Paulo,. Ainda está sendo monitorado se irá ou não virar uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS). O que justificaria a chuva volumosa na região de Ribeirão Preto, Franca, e no extremo leste do estado de São Paulo, em Minas Gerais, pegando Belo Horizonte, e o Rio de Janeiro, e sua capital, como sobre Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão, nesse período

 

Destaque para a previsão de onda de calor nos próximos dias no MS e nos três estados da Região Sul,além do extremo noroeste do estado de São Paulo, ao longo da semana, com o pico do calor nos dias 30 e 31 de dezembro e 01 e 02 de janeiro de 2022. 

 


BR_pentadatmax_2Previsão da temperatura média entre os dias 31/12/2021 e 04/01/2022 no Brasil.

 

Confira também: Previsão do tempo para o Réveillon 2022 em todo Brasil

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias