Oferecido por
Foto: iStock
Quase 100 mm de chuva caíram sobre áreas do estado de Goiás nas últimas 96 horas. As cidades de Posse, Porangatu e Flores de Goiás, acumularam os maiores volumes nos últimos dias, de acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Se olharmos o acumulado mensal, esses valores passam dos 500 mm. Na estação do Cemaden em Posse, por exemplo, o acumulado de chuva neste mês de dezembro já soma 537mm. Na cidade de Niquelândia, também em Goiás, já são 524 mm registrados até esta terça-feira, dia 28. Brasília no Distrito Federal já tem o dezembro mais chuvoso dos últimos 7 anos.
Brasília está tendo o dezembro mais chuvoso dos últimos 7 anos
Mapa de anomalia de Chuva (mm) de 01/12 a 28/12
Toda essa precipitação é por causa da mesma situação de convergência de umidade que atingiu a Bahia, que também passou por Goiás, Distrito Federal e Tocantins. Áreas do norte de goiano, Chapada dos Veadeiros e cidades do estado do Tocantins, foram atingidas por altos volumes de chuva.
Uma cratera se abriu na rodovia GO-118, estrada que conecta as cidades goianas de Alto Paraíso e Cavalcante. O rio Tocantins também teve aumento de nível e transbordou durante a chuva dos últimos dias.
Tendência
Mais chuva ainda está por vir no Distrito Federal e Goiás ao longo desta semana, devido à circulação dos ventos em altitude, cavados e a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Nova ZCAS espalha muita chuva no BR na virada do ano
Até o final de 2021, estão previstos acumulados entre 70 e 100mm, que ainda devem atingir a Capital Federal, o estado de Goiás e o Tocantins, inclusive durante o réveillon.