Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Clima de verão favorece o desenvolvimento de mosquito da dengue

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Foto: iStock

 

Em meio à pandemia do coronavírus, não podemos esquecer da dengue. O calor, a umidade alta e os dias consecutivos de chuva, muito característicos do verão, são ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 

 

O Aedes aegypti encontra no Clima quente e úmido as condições ideais para o seu desenvolvimento. O ovo do mosquito transmissor das doenças pode ficar até um ano em locais secos, esperando a água da chuva para se desenvolver.

 

Leia também: Ano de 2021 ficou entre os sete mais quentes da história

 

O mapa abaixo mostra o índice de proliferação de mosquitos no Brasil. As áreas em vermelho indicam os índices mais altos, em laranja, níveis médios e em verde, níveis baixos de propagação. 

 

mosquito_day2_contour

Mapa do índice de proliferação de mosquitos no BR de 20/01/2022

 

Dengue ou Covid-19?

A dengue tem sintomas muito parecidos com o da Covid-19, mas existem algumas diferenças. A melhor forma de identificar é pelo quadro respiratório. Tosse, produção de escarro, dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar são sintomas apenas da Covid-19. 

 

Já com a dengue, a pessoa apresenta dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e problemas gastrointestinais, sintomas que não são vistos em casos de Covid-19.

 

Como se prevenir 

O único jeito de prevenir a doença é o combate ao mosquito da dengue, já que não existem medidas de controle específicas, pois, não existe nenhuma vacina ou droga antiviral. 

 

A ação mais importante consiste em eliminar todos os focos de água parada expostos, como caixas d’água, garrafas, pneus, pratos de vasos e jardins. É preciso limpar muito bem esses locais, além de manter garagens, calhas de telhados e quintais sempre secos e limpos.

 

Atividades minerais paralisam com a chuva de janeiro

+ mais notícias