Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Após completar 468 anos, cidade de São Paulo amanhece colorida

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

São Paulo/SP por Ricardo Silva

3 min de leitura

Oferecido por

 

O amanhecer desta quarta-feira, 26 de janeiro, fez muitas pessoas registrarem fotos belíssimas na cidade de São Paulo. O dia começou com o céu alaranjado, até com tons de rosa e vermelho em algumas localidades. No entanto, apesar de maravilhosa, essa cor no céu traz alguns alertas em relação à qualidade do ar que respiramos. Entenda a seguir!

 

Por que o céu amanheceu colorido?

Trata-se de um fenômeno bem comum. Fatores como poluição, poeira, spray marinho que é o sal que fica suspenso no ar e, ainda partículas da fauna e da flora, colaboram para a ocorrência do fenômeno. A poluição existe em todo lugar e não é apenas a fumaça dos carros e indústrias. A poeira que fica suspensa nos campos também é poluição. 

 

Explica a meteorologista Fabiene Casamento que, para entender as cores mais avermelhadas e alaranjadas do céu, primeiro olhamos a luz do sol, que é branca, resultado da soma de todas as cores (que são sete: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Quando essa luz atravessa a nossa atmosfera, ela se dissipa pelo ar. Em contato com partículas de ar (seja oxigênio ou hidrogênio), muitas cores, como a violeta, o azul e o verde, se dissipam a ponto de ficarem imperceptíveis.

 

Quando o sol nasce ou se põe, como ocorreu o nascer nesta quarta-feira, as luzes solares atravessam um caminho bem maior da atmosfera (se comparados com o meio do dia), colidindo assim com obstáculos, pois o sol fica mais no horizonte. Ou seja, tanto no amanhecer ou anoitecer, a luz está muito próxima do chão e tem que percorrer uma camada mais densa de ar. Nesse processo se perde ou se dissipa muitas cores, sobrando ou se espalhando mais a vermelha e a laranja na direção em que vemos. Quando há a presença de poluição atmosférica ou de névoa seca na região, elas ajudam ainda mais a dispersar boa parte das cores e espalhar muito mais as de cores vermelhas e laranjas.

 

 

 

Confira algumas fotos:

 SP_São Paulo_ Gabriela Fay alaranjado amanhecer

Gabriela Fay, São Paulo/SP

São Paulo/SP Michelle Nakamine amanhecer

Michelle Nakamine - São Paulo/SP

São Paulo/SP por Ricar Silva

São Paulo/SP por Ricar Silva

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias