Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frio precoce: geadas já devem acontecer no outono

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto:iStock

 

Na atualização recente sobre as condições oceânicas do fenômeno La Niña, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, NOAA, na sigla em inglês, indicou que o fenômeno atingiu sua maturidade. 

 

A La Niña prosseguirá até o outono, alcançando seu término às portas do inverno de 2022. O efeitos desse fenômeno poderão ser vistos ao longo do outono e uma das principais expectativas é o frio precoce

 

Modelos meteorológicos de longo prazo indicam que o frio do outono deve chegar mais cedo, com temperaturas abaixo da média já em abril e maior queda dos termômetros a partir de maio. 

 

image1

Anomalia de temperatura mínima Mensal (°C) - 04/2022. Fonte: ECMWF

 

De acordo com a simulação do modelo europeu ECMWF, a previsão para abril já é de temperaturas mínimas abaixo da média no centro-sul do país, com desvios mais negativos no sul e oeste de MS, PR, SC e RS. No final de abril, por volta dos últimos 10 dias do mês, há previsão de queda acentuada da temperatura, porém, é somente nas áreas serranas do Sul que pode gear. Não há risco para geada em áreas produtoras. 

 

image (1)

Gráfico de temperatura mínima e máxima prevista para abril/2022

 

Em maio, na rodada das últimas simulações do modelo americano do CFSv2/NOAA, há previsão de uma queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geadas. Há previsão de uma queda nas temperaturas mínimas no começo do mês de maio, depois na virada para junho. 

 

Ainda é uma previsão estendida, o que já merece cuidado, mas algumas coisas podem mudar por ser uma previsão de longo prazo. No entanto, há possibilidade de geadas nas áreas altas (de serra) da região Sul e, de forma pontual, na campanha gaúcha. 


Nas majoritárias áreas produtoras da região Sul, a priori, não há risco para geadas, já que os modelos indicam temperaturas mínimas acima de 7°C, o que não é suficiente para formação do fenômeno. 

 

image (2)

Temperatura prevista entre 10/02/22 e 01/06/22

 

Vale ressaltar que é apenas um risco e, como ainda está longe, continue acompanhando as atualizações aqui no site da Climatempo, conforme nos aproximamos do fenômeno. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias