Oferecido por
Foto: iStock
A formação de uma nova ZCAS a partir desta quinta-feira, dia 17, combinada a um sistema de baixa pressão na costa do sudeste, intensificam a chuva sobre o Espírito Santo e Minas Gerais. A frente fria que passou na costa da região Sudeste, se afastou e começa a perder intensidade, mas os outros sistemas ainda vão manter nuvens carregadas.
Espírito Santo
A previsão é de chuva em todas as áreas dos dois estados. Nesta quinta-feira, a chuva mais expressiva se concentra no sul do Espírito Santo. Além disso, a nebulosidade aumenta e a temperatura cai, por causa do céu fechado e da chuva persistente.
Na sexta-feira, dia 18, a chuva aumenta no oeste do estado capixaba, principalmente nas áreas mais próximas a Minas Gerais. São esperadas rajadas de vento moderadas. O tempo firme retorna a partir do sábado, dia 19, para a capital Vitória e litoral norte do estado. No domingo o tempo fica firme em grande parte do Espírito Santo.
Minas Gerais
A área de baixa pressão na costa ajuda a canalizar a ZCAS, que é, possivelmente, a última deste verão. Em Minas Gerais, a chuva é forte e muito volumosa em grande parte do estado. Há risco para fortes temporais, com eventual queda de granizo e a temperatura também fica amena.
Até o domingo, dia 20, Minas Gerais fica estado em atenção para alagamentos, inundações, enchentes, deslizamentos de terra e demais transtornos relacionados a chuva persistente e excessiva, pois o solo já está totalmente saturado.
A chuva reforça ainda mais a ocorrência de transtornos e mantém os níveis de água no solo muito elevados. São esperados volumes em torno dos 100mm nas áreas próximas ao estado de Goiás e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de 70 a 100mm de chuva na Zona da Mata e até 70mm no norte do estado.
Nas áreas do sul e triângulo mineiro também chove, mas com menor intensidade. A chuva só volta a perder força sobre a região no início da próxima semana, pois a ZCAS se desconfigura.