Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS aumenta a chuva em Minas Gerais e no Espírito Santo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

A formação de uma nova ZCAS a partir desta quinta-feira, dia 17, combinada a um sistema de baixa pressão na costa do sudeste, intensificam a chuva sobre o Espírito Santo e Minas Gerais. A frente fria que passou na costa da região Sudeste, se afastou e começa a perder intensidade, mas os outros sistemas ainda vão manter nuvens carregadas.

 

Espírito Santo

A previsão é de chuva em todas as áreas dos dois estados. Nesta quinta-feira, a chuva mais expressiva se concentra no sul do Espírito Santo. Além disso, a nebulosidade aumenta e a temperatura cai, por causa do céu fechado e da chuva persistente. 

 

Na sexta-feira, dia 18, a chuva aumenta no oeste do estado capixaba, principalmente nas áreas mais próximas a Minas Gerais. São esperadas rajadas de vento moderadas. O tempo firme retorna a partir do sábado, dia 19, para a capital Vitória e litoral norte do estado. No domingo o tempo fica firme em grande parte do Espírito Santo. 

 

Minas Gerais

A área de baixa pressão na costa ajuda a canalizar a ZCAS, que é, possivelmente, a última deste verão. Em Minas Gerais, a chuva é forte e muito volumosa em grande parte do estado. Há risco para fortes temporais, com eventual queda de granizo e a temperatura também fica amena. 

 

Até o domingo, dia 20, Minas Gerais fica estado em atenção para alagamentos, inundações, enchentes, deslizamentos de terra e demais transtornos relacionados a chuva persistente e excessiva, pois o solo já está totalmente saturado.

 

A chuva reforça ainda mais a ocorrência de transtornos e mantém os níveis de água no solo muito elevados. São esperados volumes em torno dos 100mm nas áreas próximas ao estado de Goiás e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de 70 a 100mm de chuva na Zona da Mata e até 70mm no norte do estado. 

 

 

Nas áreas do sul e triângulo mineiro também chove, mas com menor intensidade. A chuva só volta a perder força sobre a região no início da próxima semana, pois a ZCAS se desconfigura. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias