Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Entenda as tempestades de inverno que a Europa enfrentou

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Na semana passada a Europa foi atingida por duas tempestades de inverno, ou seja, fortes sistemas frontais que recebem nomes. As tempestades provocaram cancelamento de voos, queda de energia elétrica, destruição em obras e construções e, de acordo com a imprensa, ao menos 16 vítimas. 


Tempestade Dudley

 

A primeira foi a tempestade de inverno Dudley (que na Alemanha recebeu o nome de Ylenia), atingiu o Reino Unido por volta do dia 16 de fevereiro de 2022 e a Alemanha no dia 18. Dudley chegou a causar mortes na Alemanha e na Polônia, lembrando que também causou danos no Reino Unido e na Holanda.

 

Os ventos na Alemanha chegaram aos 152km/h. Em Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, os níveis dos rios subiram mais de 1,5 metros, como o do Rio Elba, que ficou de 1,5 a 2,0 metros acima do seu nível normal. Essa tempestade Dudley foi semelhante ao que ocorreu em Janeiro de 2007, a tempestade de inverno Kyrill, que causou destruição no sul da Inglaterra e no centro da Europa naquele momento.

 

Tempestade Eunice

 

Logo em seguida, a Europa é atingida pela tempestade de inverno Eunice (recebendo o nome de Zeynep na Alemaha), neste caso está associada a um ciclone extratropical que é explosivo ou bomba. E ao mesmo tempo que Eunice atingia o Reino Unido, causando fortes ventos, havia também a influência da tempestade Dudley por volta do dia 18/02, no Reino Unido e que seguiu para demais áreas da Europa no último final de semana.

 

Ou seja, a Eunice passando além da Irlanda e o Reinou Unido, pegou a França, Benelux ( Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), Dinamarca, Alemanha, Polônia e outros países da faixa norte da Europa. Houve também relatos de mortes, de mais de 15 pessoas, como na Irlanda, Bélgica, Inglaterra, Holanda e Alemanha, por conta dessa tempestade de inverno. Segundo o Washingtonpost, The Guardian e Met Office, a tempestade de inverno Eunice pode ter sido a mais intensa dos últimos 35 anos na Europa. Ou seja, desde a "grande tempestade" em outubro de 1987 que atingiu a Grã-Bretanha e o norte da França.


A Ilha de Wight, na Inglaterra, relatou recentemente uma rajada de vento, que foi recorde para o país, com 196 km/h, superando o recorde anterior que era de 190 km/h, estabelecido em 1979 em Gwennap Head, na Cornualha. Durante o final de semana formou um novo ciclone bomba, da tempestade de inverno Franklin (ou Antonia, nomeada pela Alemanha). Causando temporais e danos já no domingo(20) na Europa.

 

 

O que é uma tempestade de inverno na Europa e no Hemisfério Norte?


As tempestades de inverno são ciclones extratropicais (intensas áreas de baixa pressão atmosférica) associados com fortes frentes frias que podem passar pela Europa durante o inverno do Hemisfério Norte. Estes sistemas causam fortíssimas rajadas de vento, em geral superiores a 100 km/h, chuva volumosa com potencial para alagamentos e enchentes e também podem causar nevascas em algumas áreas.O vento forte sobre o oceano forma grandes ondas que avançam para a costa dos países europeus, por exemplo.  Nestes casos, além das frentes frias e ciclones extratropicais, houve influência do Polar Vórtex (Vórtice Polar) estar acima do normal neste momento.

 

O Polar Vórtex  é uma baixa pressão atmosférica fica na estratosfera, entre 10 e 50km de altitude, e que recentemente está mais forte que o normal. E com o auxilio do forte jato polar (correntes de ventos acima dos 9km de altitude) e do forte contraste de temperatura do ar, auxiliaram também a forte intensificação da área de baixa pressão (ou ciclone extratropical).

 

Lembrando que o ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma a partir do contraste de temperaturas horizontais existentes na atmosfera e geralmente se desenvolvem em um ar mais quente e úmido, onde acaba ocorrendo movimentos ascendentes, fazendo com que se desenvolvam nuvens de chuva. Vale ressaltar que uma frente fria ou quente sempre está associada um ciclone extratropical. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias