Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Centro-Oeste do Brasil tem mais temporais nesta quinta-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

 

 

O calor, a umidade doar elevada e a influência da circulação dos ventos de VCAN - Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - estimularam o crescimento de nuvens cumulonimbus bastante extensas sobre a região do Distrito Federal. A chuva caiu forte nesta tarde e com rajadas de 76 km/h registradas no aeroporto local.  Houve queda de granizo.

 

A chuva intensa fez a visibilidade no local baixar repentinamente para 500 metros em alguns setores. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 24,2 mm apenas em 1 hora, entre 15h e 16h. Mas o acumulado de 2 horas, até as 17h somou 38,2 mm e em 3 horas choveu 52,2 mm.  Isto corresponde a cerca de 25% da média de chuva normal para março na região de Brasília.

 

 

Foto: Brasília (DF), por Climaaovivo

 

Câmeras do Climaaovivo registram a passagem do temporal sobre a região de Brasília.

 

 

 

 

A animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostra grande quantidade de nuvens sobre o Centro-Oeste do Brasil, incluindo a região do Distrito Federal. É possível ver um giro da nebulosidade no sentido horário, que indica a presença da  circulação ciclônica dos ventos do VCAN

 

 

Temporal DF - 2-3-2022

Temporal no Distrito Federal em 2/3/2022

 

 

Previsão de mais temporais

 

Esta quinta-feira promete ser um dia bastante instável no Centro-Oeste do Brasil. O calor e grande disponibilidade de umidade no ar facilitam a formação de nuvens carregadas em todos os estados e no Distrito Federal. 


O maior risco para temporais e chuva volumosa é para o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, em todo o Mato Grosso e para o oeste e norte de Goiás. O Distrito Federal e as outras áreas da região podem ter fortes pancadas de chuva e rajadas de ventos fortes, como as que ocorreram em Brasília nesta quarta-feira.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias