Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Correto manejo dos cafezais diminui riscos de perdas na lavoura

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O longo período de estiagem e as geadas ocorridas em 2021 impactaram a safra atual de café e deve ainda trazer consequências para a próxima, avalia o pesquisador da Embrapa André Dominghetti Ferreira.

 

“Em função das geadas, vários cafezais necessitaram passar por algum tipo de poda de renovação, enquanto outros precisaram ser erradicados”, informa.

 

Assim, para que não ocorra mais perdas, é imprescindível o correto manejo das lavouras. Dominghetti explica que os tratos culturais nas lavouras não atingidas pelas geadas permanecem normais, variando em função das particularidades de cada região produtora, com alguns ajustes realizados principalmente nas quantidades de fertilizantes aplicados via solo, em função da carga pendente das lavouras e das análises foliares que devem ter sido realizadas previamente.

 

“No período entre final de fevereiro e início de março, foi importante a realização da terceira adubação de solo que proporciona uma melhor nutrição dos cafezais e granação dos frutos, proporcionando maior rendimento no beneficiamento do produto”.

 

Uma vez que este é o período de chuvas nas regiões cafeeiras, há elevado crescimento vegetativo das plantas, não só dos cafeeiros, mas também das plantas daninhas.

 

“É fundamental que o produtor faça o correto manejo dessas plantas daninhas para que não haja competição por nutrientes com o cafezal”.

 

Foto: Istock

 

Dominghetti alertou também em relação à segunda aplicação de produtos para o controle da broca, bem como a aplicação de fungicida para o controle da ferrugem. O pesquisador lembra que atualmente existem várias cultivares de café que apresentam resistência à ferrugem e devem ser consideradas na renovação da lavoura.

 

Em algumas regiões onde o Clima está mais seco e quente pode ocorrer ataque do bicho mineiro, necessitando que seja realizado o monitoramento e o manejo integrado de pragas (MIP), avaliando a necessidade de intervenção com uso de defensivos agrícolas.

 

“Houve relatos de aparecimento de algumas lagartas em cafezais, como a Curuquerê-dos-capinzais. Assim como no caso do bicho mineiro, é necessário monitorar a lavoura”, afirmou.

 

Para minimizar problemas relacionados ao déficit hídrico provocado pelos períodos de estiagem, o pesquisador indica avaliar a possibilidade de implantação de sistema de irrigação, caso haja recursos hídricos e financeiros disponíveis.

 

Quanto às geadas, Dominghetti explica que no curto prazo, em lavouras adultas, não há muito o que fazer.

 

“No médio e longo prazo pode ser feito o plantio de árvores nas lavouras localizadas em áreas sujeitas ao acúmulo de ar frio”, finaliza.

 

Como monitorar uma safra e sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias