Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sustentabilidade na tela: Lixo é Luxo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

 

São Paulo tem um espaço especial para a divulgação de filmes que abordam as questões relacionadas ao impacto cívico-socioambiental. Trata-se do Cine CIVI-CO. O CIVI-CO é um hub de inovação que reúne organizações sociais e negócios de impacto, formando uma comunidade de empreendedores e ativistas que trabalham para gerar transformações positivas na sociedade

 

 

O Cine CIVI-CO tem a proposta de, todos os meses, oferecer uma programação gratuita à sociedade.

 

A agenda mensal do Cine CIVI-CO faz parte das atividades do Hub de Cultura e tem como objetivo aproximar a sociedade civil com a comunidade do CIVI-CO. Os filmes selecionados propõem a reflexão de assuntos importantes para a transformação positiva da sociedade e sempre estão relacionados a algumas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Desde 2022, o Cine CIVI-CO conta com a mentoria e colaboração do B_arco - Centro Cultural Contemporâneo, que une educação e arte. Outro parceiro da iniciativa é a Cardume, plataforma de streaming de cinema nacional independente.

 

 

 

Foto: Getty imagens

 

Lixo é Luxo

 

Neste mês de abril o foco do Cine CIVI-CO é a sustentabilidade, trazendo um dos maiores problemas dos grandes centros à tona, com o tema “Lixo é Luxo”

 

Neste terça-feira, 12 de abril, o Cine CIVI-CO apresenta dois filmes: o documentário “Descarte”, de Leonardo Brant, e “A Viagem de Ícaro”, de Kaco Olimpio & Larissa Fernandes. As exibições acontecem no auditório do CIVI-CO, localizado na Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445, em Pinheiros.

 

 

Roda de conversa

 

Logo após a exibição dos filmes haverá uma roda de conversa sobre a temática, com a participação de Leonardo Brant, documentarista; diretor dos filmes "Descarte", "Comer O Quê?" e "CTRL-V"; e diretor do programa "Idade Mídia", no Canal Futura. Também estará presente Mariana Moraes, estrategista na Cause Consultoria e uma das idealizadoras do Verdes Marias, movimento que busca inspirar pessoas a levarem uma vida mais sustentável, focando em três pilares: menos lixo, mais orgânicos e vida mais consciente. Marcella Zambardino também estará no debate. Ela é cofundadora e CIO da Positiv.a, empresa que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza. Junto a eles também tem presença confirmada de Felipe Gregório, fundador da Florescer Brasil, empresa social vencedora do Prêmio Folha Empreendedor, que une parceiros e organizações de todos os setores em prol da universalização do acesso à água e esgoto tratados.

 

 

Onde fica o Cine CIVI-CPO

 

Cine CIVI-CO: Lixo é Luxo

Data: 12/04

Horário: 17h

Onde: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros, São Paulo - SP

 

 

Os filmes

 

"Descarte" 

 

Direção: Leonardo Brant

 

Tema: documentário que aborda o drama social do lixo no Brasil, ampliando a discussão sobre o tema que desafia a nossa própria noção de civilidade e expõe questões ambientais, de saúde pública, sociais e de cidadania.

 

No site é possível acessar materiais expandidos, como podcast, debates, reportagens especiais e o projeto educativo, que já está sendo amplamente utilizado em escolas de ensino médio, fundamental II e em universidades.

 

Com conteúdo acessível, o documentário que já foi premiado e finalista em festivais internacionais, promove uma discussão sobre os resíduos sólidos no Brasil. Veja o trailer.

 

 

"A Viagem de Ícaro"

 

Direção: Kaco Olimpio & Larissa Fernandes

 

Tema: Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho a única alternativa é construir suas próprias asas. Veja o trailer.

 

 

Convidados da roda de conversa

Saiba um pouco sobre os convidados para a roda de conversa que vai acontecer após a exibição dos filmes

 

Leonardo Brant

Documentarista, autor dos filmes "Descarte", "Comer O Quê?" e "CTRL-V" e diretor do programa "Idade Mídia" no Canal Futura. Atuou durante duas décadas como pesquisador cultural, consultor, palestrante e autor de livros sobre política e mercado cultural. Ao longo de sua carreira criou e desenvolveu inúmeros projetos, empresas e organizações sociais. É diretor-associado da Deusdará Filmes.

 

Mariana Moraes

Formada em Comunicação Social pela ESPM, com pós graduação em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero e Comunicação Digital pela Universidade de Sydney. Atua com comunicação de causas socioambientais há mais de 10 anos, sendo sete deles no GIFE. Atualmente é estrategista na Cause Consultoria e uma das idealizadoras do Verdes Marias, um movimento que busca inspirar pessoas a levarem uma vida mais sustentável, focando em três pilares: menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente.
 

Marcella Zambardino

Formada em Design pelo SENAC, sempre utilizou essa ferramenta como meio de transformação social e ambiental. Em 2016, ao questionar como nosso consumo diário pode ser mais responsável e gerar impacto positivo, cofundou a Positiv.a, empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza. Atualmente, Marcella é CIO da Positiv.a, e cuida da razão de ser da empresa e o que ela faz todos os dias para criar valor para seus stakeholders.
 

Felipe Gregório 

Arquiteto e urbanista e ambientalista. Natural de São Paulo, graduou-se em 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, após cursar Engenharia Ambiental da UNESP/Sorocaba. Felipe é fundador da Florescer Brasil, uma empresa social que une parceiros e organizações de todos os setores em prol da universalização do acesso à água e esgoto tratados. A empresa é vencedora do Prêmio Folha Empreendedor Social 2020, na categoria "Mitigação da COVID-19", com o projeto de instalação de lavatórios nas periferias para evitar a transmissão do vírus nesses locais.

 

 

Fonte: LF & Cia Comunicação Integrada

 

 

+ mais notícias