Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Segunda-feira com temporais no Norte e Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

A semana começa com o afastamento de uma frente fria na altura da Bahia, mas muitas instabilidades ainda atuam nesta segunda-feira. A Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) também favorece a formação de nuvens carregadas na costa norte do país. Com isso, muita chuva é prevista entre o Norte e o Nordeste.


Por outro lado, o ar seco de origem polar ainda predomina em grande parte do centro-sul do Brasil, inibindo a formação das nuvens carregadas. Pouca chuva é prevista para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

mapa-previsao-1804


Previsão do tempo para 18/04/22 - segunda-feira

O destaque desta segunda-feira é a chuva que ainda se concentra na faixa norte do país, entre as Regiões Norte e Nordeste. Há risco de temporais e com potencial para transtornos. A região de Salvador já registrou muita chuva no fim de semana e a tendência é de mais chuva no decorrer dos próximos dias, inclusive hoje. 

Enquanto isso, o centro-sul do país segue mais seco. Até chove em áreas do litoral entre o Sul e o Sudeste, mas é pouca chuva. O norte de Mato Grosso também recebe pancadas de chuva entre a tarde e a noite. O sol predomina nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e as temperaturas sobem aos poucos. A sensação ainda é de um pouco de frio, especialmente durante a madrugada e à noite. As tardes ficam mais amenas.


A capital paulista bateu recorde de madrugada mais fria no sábado(com 13,1°C) e ainda é possível que neste início de semana a cidade alcance outro recorde. Já em relação ao período da tarde, vai esquentar um pouco mais em relação ao fim de semana.


Alertas meteorológicos 18/04/22

- A umidade relativa do ar fica baixa nas áreas centrais do país, com valores abaixo dos 30% à tarde no norte/noroeste de SP, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e de MT e no estado de Mato Grosso do Sul.


- As rajadas de vento variam de 45 a 55km/h no litoral da Bahia


- Mar agitado com risco de ressaca do litoral de SP ao Espírito Santo, com ondas de 2,5m.


- Perigo para temporal e chuva volumosa em Salvador e no Recôncavo Baiano

 

- Temporais entre Ceará, Piauí, Maranhão e praticamente todo Norte do país, principalmente entre o Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins.  


Temperaturas máximas para 18/04/22

Apesar do frio logo cedo, a capital de São Paulo terá sol nesta segunda-feira e a máxima é de 24°C durante a tarde. Não há previsão de chuva.


No Rio, não chove na capital e a temperatura sobe em relação ao fim de semana. Máxima de 28°C.


Brasília não terá chuva e a temperatura também alcança os 28°C durante a tarde.

Já em Salvador, por causa da grande quantidade de chuva e nebulosidade, a máxima não passa dos 26°C hoje.

 

No Sul, friozinho ainda. Esquenta em relação ao fim de semana e Porto Alegre chega aos 25°C, mas em Curitiba a máxima é de apenas 18°C e com possibilidade de chuva.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias