Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Qualidade do ar piorou em SP no feriado

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Qualidade do ar piorou em SP no feriado

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por


    A tarde do feriado de 21 de abril foi uma das mais secas do ano até agora na cidade de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 26% de umidade no ar na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital. Este valor foi o terceiro mais baixo de 2022, até agora. A menor umidade relativa do ano foi de 21%, em 26 de fevereiro.


    São Paulo foi a segunda capital mais seca do país ficando atrás apenas de Goiânia.


    Confira as cinco capitais mais secas em 22/4/2022


    Goiânia: 23%

    São Paulo: 26%

    Belo Horizonte/Cercadinho: 28%

    Cuiabá: 30%

    Brasília: 33%

     


    Mais ozônio no ar

     

    O feriado de Tiradentes foi um dia seco e ensolarado no estado de São Paulo. A cidade de São Paulo também teve muito sol. Mas a qualidade do ar piorou na região metropolitana e em várias áreas do interior paulista por causa do aumento do ozônio. O grande número de horas de sol estimulou a formação do ozônio. 

     

    O ozônio é uma molécula formada por três átomos de oxigênio. A luz do sol provoca uma reação química na atmosfera que quebra moléculas e deixa o oxigênio livre para formar a molécula do ozônio.

     

     

    Luz do sol e a formação do ozônio


    De acordo com avaliação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), às 18 horas desta quinta-feira, 21 de abril, a cidade de São Paulo tinha 12 postos de monitoramento com qualidade do ar moderada e 3 com boa qualidade. Em todas as estações moderadas, o problema foi o aumento da concentração de ozônio. Na quarta-feira, 20 de abril, São Paulo teve qualidade do ar moderada em 3 locais de medição e 14 com boa qualidade do ar.


    No interior do estado, o aumento da concentração de do ozônio foi observado em Americana, Campinas/Taquaral e Paulinia/Sta.Terezinha.

     

     

    Efeitos na saúde

    De acordo com a Cetesb, o aumento da concentração de ozônio  causa tosse seca e cansaço. Pessoas com doenças cardíacas e pulmonares devem reduzir o esforço físico pesado ao ar livre


    Perigo invisível: poluição mata


    Nesta sexta-feira e no fim de semana, o estado de São Paulo terá um aumento da nebulosidade e pancadas de chuva em algumas regiões do estado, o que vai diminuir a chance de formação do ozônio.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias