Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Produtores investem em pimenta tabasco no sertão nordestino

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Pequenos produtores rurais de Senador Sá, no semiárido cearense, estão investindo no cultivo da pimenta tabasco. 

 

Dona de um sabor peculiar, a pimenta tabasco é pequena e muito apreciada na culinária. O produto vem conquistando paladares por todo país. No município de Senador Sá, a produção é feita em uma área doada pela prefeitura, no projeto de irrigação do tucunduba. Além da área para plantação, o município também disponibilizou apoio técnico, equipamentos, mudas e realizou a negociação com uma indústria para a compra direta de toda produção.

 

A produção vai gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos. Como Senador Sá fica em uma região do Ceará que costuma sofrer com a estiagem, os produtores receberam ajuda da prefeitura também na irrigação. 

 

pimentatabasco_valendo

Foto: Getty Images

 

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de pimenta e juntamente com o Vietnã e Indonésia detém 65% do mercado global do produto. De olho nesse mercado crescente, o município localizado no semiárido nordestino, venceu todas as barreiras e está apostando na cultura da pimenta que vai gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos e vai injetar mais de um milhão de reais por ciclo de produção.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

+ mais notícias