Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como enfrentar a adversidade climática e mitigar as perdas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Um dos fatores que mais geram dúvidas do produtor rural no campo são como enfrentar as adversidades climáticas e diminuir as perdas de produtividade. O Clima determina 50% da produtividade e os outros 50% são determinados pelo solo, manejo e genética. 

 

"O conjunto de práticas e manejo ajuda a diminuir o risco", relata Cleber, produtor rural de Cornélio Procópio (PR). Um artigo da conceituada revista Nature, de 2019, mostra de forma bem detalhada como estresses abióticos (causados por clima) e estresses por deficiências nutricionais afetam a produtividade agrícola. 

 

O clima está associado ao solo, genética e manejo e quanto mais eficiente forem as práticas de manejo, menos seremos impactados pelas condições climáticas no campo. Acompanhe a palestra do Erivelton Paes, da Víter que traz algumas ferramentas e soluções a disposição da agricultura para aumentar rentabilidade e produtividade.  

 

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias