Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Cheia do Rio Negro

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    2 min de leitura

    Oferecido por

    Fonte : GettyImages

     

    O Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM) apresentou, no dia 31 de maio de 2022, a terceira edição do Alerta de Cheias do Amazonas de 2022. O evento que prevê a magnitude de cheias para Manaus, Itacoatiara e Manacapuru, divulgou que nos três municípios, os rios superaram as respectivas de cotas de inundação severa.

     

    GettyImages-1205753508

    Fonte : GettyImages

     

    Segundo dados do Porto de Manaus, o mês de maio terminou com a cota de 29,47 metros, sendo a maior do ano de 2022 até então. Até o dia 10 de junho o rio teve uma cheia de 0,14 metros, alcançando o valor de 29,61 metros. A cota máxima do Rio Negro é de aproximadamente 29,65 metros.

     

    O evento máximo histórico observado foi no ano de 2021, com a cota de 30,02 metros.

     

    Um dos principais motivos desta segunda possível grande cheia no Rio Negro é o fenômeno de resfriamento das águas do pacífico, conhecido como La Ninã, o qual modifica e intensifica o regime de chuvas no norte do país, acarretando em cheias na bacia hidrográfica do Amazonas. 

     

    De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), com a presença do La Niña durante o inverno, a previsão para os três próximos meses é ainda de chuvas acima do normal nas bacias do rio Negro e Branco, com isso, o nível dos rios só tendem a aumentar até o final do período de cheias. 

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias