Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Queimadas disparam 600% no Amapá

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Não é novidade que as queimadas são frequentes nesta época do ano, mas o excesso de focos tem chamado a atenção, principalmente, no Amapá. Apesar do grande aumento, o número de registros não é extremo. Segundo a Tabela Anual Comparativa de Estados do Brasil, neste mesmo período de 2021, haviam dois focos registrados e, neste ano, 14 focos. 

 

Maior número registrado em quatro anos

O número não era tão alto desde 2018, quando o registro foi de 20 focos nesta mesma época do ano. Desde então, os números registrados seguiam abaixo de 10, até este aumento considerável na quantidade de queimadas. 

 

GettyImages-1165580364 (1)

Foto: Getty Images

 

Estados com destaque 

O Amapá foi o estado com maior número de aumento de focos. Na sequência, aparecem Amazonas, com 67% de aumento, e Distrito Federal, com 61% de aumento nos focos de queimadas. Isso não quer dizer que estes sejam os estados com mais focos, mas sim os que tiveram maior elevação no número de casos nos últimos meses.

 

Biomas mais afetados 

O Cerrado é o bioma mais afetado por queimadas no Brasil, registrando 46,3% (7.846 focos). Em seguida, vem a Amazônia, com 32,7% (5.539 focos). 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias