Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Primeira semana de inverno acende alerta para ar seco no Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Primeira semana de inverno acende alerta para ar seco no Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

     

    A primeira semana do inverno será marcada por temperaturas altas para os padrões em muitas regiões do país. Porém, mesmo com a ausência do frio, uma das características mais importantes do inverno será sentida em grande parte do Brasil neste período: a secura.

     

    A massa de ar seco que já atuava em parte do centro do país se expande nos próximos dias e impede a ocorrência de chuva em toda Região Centro-Oeste, Sudeste, grande parte do Paraná, sul da Amazônia e parte do interior do Nordeste. Com isso, a expectativa é que de terça(21) até a próxima sexta(24), todas essas áreas fiquem secas, ensolaradas e com temperaturas altas no período da tarde. A população deve se atentar aos índices de umidade relativa do ar que devem ficar muito abaixo do ideal para a saúde.

     

    São Paulo/SP por Paula Soares

     

    Em geral, as tardes devem registrar valores de umidade relativa abaixo dos 30% nas áreas citadas, o que já é considerado estado de atenção, mas regiões como o Triângulo Mineiro, parte do oeste de Minas, Goiás, Distrito Federal, norte paulista, parte de Mato Grosso e até Mato Grosso do Sul podem marcar valores abaixo dos 20%. Esse percentual é considerado estado de alerta, já que a Organização Mundial da Saúde recomenda valores mínimos de 60% para o conforto humano.

     

    Confira a escala e a classificação dos estados de criticidade:

     

     


    Na página Mapas Meteorológicos, no site da Climatempo, você consegue acompanhar a previsão de umidade relativa do ar diariamente para a sua região. Lembrando que, os índices mais baixos são registrados nas horas mais quentes da tarde. 

     

    Além do aumento da poluição e dos problemas de saúde que podem ser agravados neste período, outra preocupação em épocas mais secas é o aumento das queimadas pelo país. De acordo com Programa de Queimadas divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), o Brasil lidera o ranking dos países com maior número de queimadas neste ano de 2022. Já são 19087 focos até o momento, o que representa um aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

     

    Tendência para o inverno

    A tendência desse padrão seco deve persistir ao longo do inverno em muitas áreas do país. Com a influência do La Niña, a expectativa é de redução no volume e na frequência da chuva nas áreas mais ao sul do país, em especial a Região Sul, mas parte do Sudeste e do Centro-Oeste também deve registrar volume de chuva dentro ou até abaixo da média em alguns pontos.

     

    É importante ressaltar que "estar dentro da média" pode ser preocupante também, pois a média Climatológica para os meses do inverno é muito baixa. O mês de agosto tende a ser o mais seco nas áreas centrais do país, o que deve gerar um grande desconforto para a população.

     

    Para saber a tendência climática para a sua região, clique aqui.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias