Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primeira semana de inverno acende alerta para ar seco no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A primeira semana do inverno será marcada por temperaturas altas para os padrões em muitas regiões do país. Porém, mesmo com a ausência do frio, uma das características mais importantes do inverno será sentida em grande parte do Brasil neste período: a secura.

 

A massa de ar seco que já atuava em parte do centro do país se expande nos próximos dias e impede a ocorrência de chuva em toda Região Centro-Oeste, Sudeste, grande parte do Paraná, sul da Amazônia e parte do interior do Nordeste. Com isso, a expectativa é que de terça(21) até a próxima sexta(24), todas essas áreas fiquem secas, ensolaradas e com temperaturas altas no período da tarde. A população deve se atentar aos índices de umidade relativa do ar que devem ficar muito abaixo do ideal para a saúde.

 

São Paulo/SP por Paula Soares

 

Em geral, as tardes devem registrar valores de umidade relativa abaixo dos 30% nas áreas citadas, o que já é considerado estado de atenção, mas regiões como o Triângulo Mineiro, parte do oeste de Minas, Goiás, Distrito Federal, norte paulista, parte de Mato Grosso e até Mato Grosso do Sul podem marcar valores abaixo dos 20%. Esse percentual é considerado estado de alerta, já que a Organização Mundial da Saúde recomenda valores mínimos de 60% para o conforto humano.

 

Confira a escala e a classificação dos estados de criticidade:

 

 


Na página Mapas Meteorológicos, no site da Climatempo, você consegue acompanhar a previsão de umidade relativa do ar diariamente para a sua região. Lembrando que, os índices mais baixos são registrados nas horas mais quentes da tarde. 

 

Além do aumento da poluição e dos problemas de saúde que podem ser agravados neste período, outra preocupação em épocas mais secas é o aumento das queimadas pelo país. De acordo com Programa de Queimadas divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), o Brasil lidera o ranking dos países com maior número de queimadas neste ano de 2022. Já são 19087 focos até o momento, o que representa um aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Tendência para o inverno

A tendência desse padrão seco deve persistir ao longo do inverno em muitas áreas do país. Com a influência do La Niña, a expectativa é de redução no volume e na frequência da chuva nas áreas mais ao sul do país, em especial a Região Sul, mas parte do Sudeste e do Centro-Oeste também deve registrar volume de chuva dentro ou até abaixo da média em alguns pontos.

 

É importante ressaltar que "estar dentro da média" pode ser preocupante também, pois a média Climatológica para os meses do inverno é muito baixa. O mês de agosto tende a ser o mais seco nas áreas centrais do país, o que deve gerar um grande desconforto para a população.

 

Para saber a tendência climática para a sua região, clique aqui.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias