Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

FEM aponta riscos em negócios devido às mudanças climáticas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: GettyImages

 

Anualmente, o Fórum Econômico Mundial (do inglês: World Economic Forum - WEF) desenvolve um relatório nomeado de Global Risk Report, expondo para o mundo uma projeção dos riscos globais que impactam em diversos setores. O fórum é uma instituição sem fins lucrativos, que se reúne todos os anos em Davos (Suíça), para discutir a respeito das demandas mais necessárias pela população mundial na atualidade. Representantes das maiores empresas do mundo, políticos, jornalistas e intelectuais voltam suas atenções para uma série de discussões, dentre elas, a pauta ambiental.

 

O Global Risk Report já está na sua 17ª edição, e vem servindo de guia para as economias mundiais se precaverem quanto a possíveis cenários de incertezas e, desenvolverem um plano de ação que será devidamente implementado na agenda de cada companhia e/ou instituição. Na edição de 2022, foco desta matéria, o relatório nos traz a seguinte pergunta: Qual a perspectiva para o mundo nos próximos 3 anos?

 

A pergunta instiga qualquer curioso, e a resposta aborda cenários positivos e negativos. Dentre as expectativas mais pessimistas, espera-se que ocorra 41.8% de volatilidade e surpresas no mercado, e um aumento de resultados negativos devido ao cenário das mudanças climáticas. Enquanto que, em um cenário mais otimista, espera-se uma recuperação global de 10.7%.

 

Mas como a economia global pode ser afetada?

O Global Risk Report também alerta que, além das mudanças climáticas que impactam as empresas no âmbito ambiental, outras variáveis podem ter impactos de diferentes formas, tais como geopolíticos, sociais, tecnológicos e econômicos. Nos próximos 10 anos, espera-se que as mudanças climáticas tenham um peso muito grande nas agendas ambientais, e que o maior impacto nas economias mundiais seja devido a falhas nas ações climáticas, seguido por eventos de tempo extremo e perda da biodiversidade.

 

As mudanças climáticas ficam a frente na preocupação dos impactos econômicos em curto, médio e longo prazo, e tais impactos são descritos nas figura 1, onde mostra que de 0 a 2 anos eventos extremos e falha nas ações climáticas terão 31.1% e 27.5% de chance de ser uma ameaça econômica, respectivamente.

 

Imagem1

Fonte: World Economic Forum

 

Na projeção de 2 a 5 anos, observa-se que as falhas nas ações climáticas e eventos extremos têm porcentagem muito parecidas 35.7 e 34.6% respectivamente, e neste cenário mais longevo aparece, com 16.4% e 13.5%, os danos ao meio ambiente humano e perda de biodiversidade, respectivamente.

 

Imagem2

Fonte: World Economic Forum

 

 O esperado para o período de 5 a 10 anos é de que as maiores crises devam ser de fato ambientais. Falhas das ações climáticas, eventos extremos e perda de biodiversidade, seguem em primeiro lugar, com 42.1%, 32.4% e 27% respectivamente. Entretanto, em um cenário mais longo, aparecem na lista a crise dos recursos naturais e os danos do homem ao meio ambiente 23% e 21.7%, respectivamente.

 

Imagem3

Fonte: World Economic Forum

 

Hoje, já temos visto os efeitos das mudanças climáticas no nosso dia a dia. O aumento dos eventos extremos estão sendo observados ano após ano no Brasil, vivenciamos uma das maiores crises hídricas dos últimos tempos, e tal fenômeno colocou em risco diversos setores da economia brasileira. Além do mais, diversos outros fenômenos climáticos ainda vão impactar as atividades no país.

 

Sua operação a céu aberto com mais segurança e economia

 

Planeje seu futuro

A Climatempo traz a sua expertise de 30 anos no mercado, para auxiliar os nossos clientes a entender o passado, monitorar com precisão o presente, e planejar o futuro, minimizando os riscos nas operações. Estamos engajados na gestão de risco dos nossos clientes e temos o objetivo de minimizar ao máximo os estragos causados pelas mudanças climáticas.

 

Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected], será um prazer conversar com você.

 

Nos acompanhe no Linkedin e no Facebook para ficar por dentro de mais conteúdos!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias