Oferecido por
Os ventos intensos estão sendo destaque ao longo desta semana em muitas áreas do Brasil. A tendência é de rajadas fortes até o fim da semana em vários estados brasileiros e com potencial para provocar alguns problemas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), hoje as rajadas de vento foram bastante intensas entre a madrugada e a manhã:
BOMJARDIMDASERRA-MORRODAIGREJA-SC: 134,3 km/h às 01h
PICODOCOUTO-RJ: 108,4 km/h às 02h
SAOJOSEDOSAUSENTES-RS: 86,4 km/h às 01h
RANCHOQUEIMADO-SC: 75,2 km/h às 04h
ARRAIALDOCABO-RJ: 72,0 km/h às 02h
TORRES-RS: 67,3 km/h às 08h
RIOGRANDE-RS: 64,8 km/h às 02h
CAPAODOLEAO(PELOTAS)-RS: 63,4 km/h às 05h
TEUTONIA-RS: 62,3 km/h às 06h
SAOPAULO-INTERLAGOS-SP: 61,9 km/h às 08h
CURITIBA-PR: 61,6 km/h às 05h
CAMBARADOSUL-RS: 59,8 km/h às 01h
CRIOSFERA-None: 55,8 km/h às 04h
FLORIANOPOLIS-SC: 55,1km/h às 11h
MAL,CANDIDORONDON-PR: 54,4 km/h às 02h
PASSAQUATRO-MG: 55,1km/h às 11h
ARARANGUA-SC: 52,2 km/h às 07h
RIODEJANEIRO-MARAMBAIA-RJ: 51,5 km/h às 08h
CACHOEIRAPAULISTA-SP: 51,5km/h às 10h
BENTOGONCALVES-RS: 51,1 km/h às 07h
LAGES-SC: 50,4km/h às 10h
CAMPOSDOSGOYTACAZES-SAOTOME-RJ: 49,7 km/h às 04h
iStock
Tendência
Nesta terça-feira(12), com o deslocamento de uma frente fria, já venta de forma intensa principalmente no norte e leste do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, no estado São Paulo, no Rio De Janeiro e até no sul/sudeste de Minas Gerais. As rajadas podem variar de 40 a 60km/h.
Na quarta, a frente fria já se afasta para o mar, por isso a situação deve ser mais tranquila em relação aos ventos. As rajadas podem chegar aos 60km/h em algumas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e do Paraná. Em São Paulo, as rajadas podem alcançar os 50km/h.
Ventos se intensificam novamente
Na quinta-feira, um novo sistema de baixa pressão atmosférica volta a se formar no Paraguai e isso ajuda a intensificar os ventos novamente no centro-sul do Brasil. A previsão é de rajadas de vento em praticamente todo Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e até no sul de Goiás. As rajadas variam de 40 a 60km/h até o sábado(16), de forma geral.
No oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na faixa oeste da Região Sul, não dá para descartar algumas rajadas em torno de 70km/h até o fim de semana.
Fora as áreas do centro-sul do Brasil, outro destaque é a ventania que persiste há vários dias no Nordeste. Até o fim da semana, não há previsão de grandes mudanças. Rajadas de 40 a 50km/h ainda são previstas na Região.
A ocorrência de ventos fortes pode ocasionar o desligamento do fornecimento de energia elétrica devido ao balanço de árvores próximas à rede ou pelo próprio balanço dos cabos, provocando o desligamento da rede e falta de luz. A população deve se manter atenta ao longo dos próximos dias.
Impactos da Infraestrutura
Com a ventania prevista para os próximos dias, há uma grande possibilidade de impacto nos setores que trabalham a céu aberto, como operações de Mineração, Construção Civil, Transporte Rodoviário, Ferroviário, Portos, entre outros. Os ventos fortes podem apresentar perigo para ambientes desprotegidos, além de riscos oferecidos aos funcionários.
Para ameninar os riscos, a Climatempo possui o SMAC. Os alertas meteorológicos emitidos antecipadamente, através da plataforma, servem como auxílio para o planejamento das operações e prevenção de acidentes. Além de aumentar a produtividade, os alertas focam na segurança da equipe. Clique aqui e conheça mais.
Impactos na geração de energia eólica
Os ventos já chamam atenção nesta semana e este é um grande lembrete para os próximos meses, já que entre agosto e setembro, os ventos intensos costumam ser importantes na geração de energia eólica. Este é um período bastante favorável e que pode registrar recordes de geração de energia eólica na região Nordeste, onde se encontram a maior parte dos parques.
Conheça mais:
Setor Elétrico Climatempo / Linkedin Climatempo Energia