Oferecido por
A Região Norte do Brasil vive um grande contraste em relação ao tempo. Enquanto as áreas ao norte da Região concentram muita umidade, os estados da metade sul ficam muito secos.
As condições do tempo não se alteram muito no decorrer dos próximos dias. O estado que deve receber os maiores volumes é o estado de Roraima. O fim de semana será marcado por muitas nuvens e com chuva persistente. Há condições para temporais. A partir de segunda-feira, o sol aparece mais na região.
O sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas isoladas de chuva no centro-norte e oeste do Amazonas, norte do Pará, Amapá e Acre. Não dá para descartar o risco de chuva moderada a forte, mas os volumes não serão expressivos.
GettyImages
Rondônia, o sul do Amazonas, centro-sul do Pará e o Tocantins seguem com o tempo extremamente seco. Os próximos ainda serão ensolarados e sem nenhuma chance de chuva. A umidade relativa do ar segue abaixo dos 30% durante a tarde.
Não só a umidade do ar, mas a umidade do solo também fica muito baixa nestas regiões. Com as temperaturas elevadas e o solo extremamente seco, é muito alto o risco de novos focos de queimadas. Segundo o Programa de Queimadas do INPE, os estados do Tocantins e Pará estão no ranking dos 5 estados com mais focos só neste mês de julho. O Tocantins registrou, até o dia 21 de julho, 1.163 focos e, no Pará, o registro é de 678 focos.
Tendência
A tendência é de uma leve mudança na primeira semana de agosto. Os primeiros dias do mês já devem ser significativos para o retorno da chuva na parte sul da Região Norte. Os volumes ainda não serão muito elevados, mas já chove em alguns pontos.