Oferecido por
A semana começa mais seca no Sul do Brasil e até com temperaturas altas para os padrões do inverno, mas uma nova frente fria já é prevista para esta semana. O sistema vai trazer chuva e uma queda acentuada de temperatura para os últimos dias de julho.
Tendência
A segunda-feira ainda amanhece com muitas nuvens e até com chuva nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai. Há risco de chuva moderada, com raios e rajadas de vento em alguns pontos. Essa chuva já perde força no período da tarde e todas as áreas gaúchas passam o dia com sol e tempo firme. Algumas nuvens até passam no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas não chove.
Entre terça e quarta, algumas nuvens ainda se concentram na faixa litorânea da Região, mas o tempo fica firme em todo Sul do Brasil. O sol predomina e as temperaturas seguem altas durante a tarde. Na quarta há chance de nevoeiro no leste do Paraná, inclusive em Curitiba, mas que logo se dissipa e dá lugar ao sol.
Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehn
Mudanças no tempo
Na quinta-feira, 28 de julho, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. As áreas do extremo sul do estado já começam o dia com tempo fechado e chuvoso e, conforme o sistema avança, as demais áreas enchem de nuvens e começa a chover. Em Porto Alegre a chuva começa a partir da tarde e, até a noite, também chove em áreas do sul, leste e oeste de Santa Catarina (inclusive Florianópolis), além do sul e oeste do Paraná. As rajadas de vento podem variar de 50 a 70km/h, o que pode provocar quebra de galhos de árvores e até o contato com fios de energia, ocasionando a ocorrência de desligamentos na rede e podendo deixar a população sem luz.
Na sexta-feira as rajadas de vento persistem com 50 a 70km/h, principalmente no litoral sul de Santa Catarina e do Paraná. Com os ventos mais intensos no oceano, o mar também fica agitado, com ondas entre 2,0 e 2,5m no litoral do Rio Grande do Sul e 2,5m, com séries maiores no litoral de Santa Catarina.
A sexta, já será um dia sem chuva no estado gaúcho. Algumas nuvens ainda se formam no norte do estado, na Serra e em Porto Alegre, mas o sol aparece e não chove. O destaque será a queda de temperatura. O dia começa frio e não esquenta muito no decorrer do dia.
Entre Santa Catarina e Paraná, o tempo fica mais instável e é um dia de alerta para chuva forte, principalmente no leste paranaense. As temperaturas também vão cair e a sensação volta a ser de frio.
Na madrugada de sábado há chance de geada em alguns pontos do Sul, principalmente os mais altos e também na Campanha Gaúcha.
Leia também: Previsão do tempo indica mudanças ao longo da semana no BR