Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mudança climática dificultará migração para os mais pobres

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Imagem: Pixabay

 

À medida que os impactos das mudanças climáticas se tornam mais graves, as pessoas serão cada vez mais afetadas pela “imobilidade com restrição de recursos”, o que significa não ter recursos para migrar, conclui um artigo publicado na Nature Climate Change.

 

Em um cenário de emissões “médias”, os autores constatam que haverá uma redução de 10% na migração para os grupos de renda mais baixa até o final do século. Já no cenário de emissões mais pessimista, esse número subirá para 35%, observam os especialistas. O documento enfatiza a importância da formulação de políticas para enfrentar os desafios trazidos às populações vulneráveis ​​pela imobilidade, além da migração causada pelo Clima.

 

Neste sentido, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Universidade de Georgetown e a Universidade das Nações Unidas lançaram recentemente novas diretrizes para fornecer a primeira estrutura política global que ajudará a proteger, incluir e capacitar as crianças em movimento no contexto das mudanças climáticas.

 

Os Princípios Orientadores para Crianças em Movimento no Contexto das Mudanças Climáticas fornecem um conjunto de 9 princípios que abordam as vulnerabilidades únicas e em camadas das crianças em movimento tanto internamente quanto além das fronteiras como resultado dos impactos adversos das mudanças climáticas.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias