Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasília está a mais de dois meses sem chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Com colaboração de Stefanie Tozzo

 

A Região Centro-Oeste segue quente e seca, a região de Brasília (DF) é a capital com mais dias sem registrar chuva, já são 86 dias de tempo seco - do dia 8 de maio de 2022 até 1 de agosto de 2022. O último episódio de chuva significativa foi no dia 7 de maio, com 13,3mm, segundo dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Esse é o período mais longo sem chuva significativa (de 10mm ou mais em um dia) desde julho a outubro de 2021.

 

Confira a previsão para agosto no Brasil!

 

 

Capitais sem chuva significativa 

As capitais, Goiânia (GO), Palmas (TO) e Belo Horizonte também enfrentam um longo período sem chuva significativa (de 10 mm ou mais).

 

Goiânia (GO) está em primeiro lugar com 110 dias seguidos sem precipitação, ou seja, do dia 14 de abril deste ano até o dia 1 de agosto. A última chuva significativa aconteceu em 13 de abril, com 30,8 mm, segundo o INMET. Por curiosidade, esse é o período mais longo sem chuva significativa na capital de Goiás desde abril a setembro de 2021, quando ficou 167 dias seguidos sem chuva de 10mm ou mais em um dia. 

 

A capital Palmas (TO) está a 102 dias seguidos sem registrar chuva significativa, de 22 de abril de 2022 a 1 de agosto. O último registro de chuva significativa, de acordo com o INMET, foi em 21 de abrir de 2022 com 19,0 mm. 
Sendo o período mais longo sem chuva significativa desde abril a setembro de 2021, quando ficou 150 dias seguidos sem esse tipo de chuva (de 01/05/2021 até 30/09/2021).

 

Belo Horizonte (MG) está a 88 dias seguidos sem registrar chuva significativa, desde o dia 6 de maio de 2022 até 1 de agosto, a última chuva de forma significativa foi registrada pelo INMET no dia 5 de maio deste ano com 52,9 mm.
Esse é o período mais longo sem uma chuva significativa desde 2 de junho até 2 de outubro de 2021, com 123 dias seguidos.

 

GettyImages-1044367354

 Foto: Getty Images

 

Tempo seco na maior parte do Brasil

A maior parte do centro e interior do país continua sob influência do ar seco, que impede a formação de nuvens de chuva. O centro-leste de Mato Grosso, sul do Tocantins, centro e oeste da Bahia e áreas do sul de Rondônia possuem vários municípios com mais de 150 dias sem chuva significativa (de 10mm ou mais).

 

BR_estiagem-agric_atual

Mapa de estiagem agrícola

 

Agricultura

O tempo seco esta favorecendo a qualidade das fibras de algodão e a secagem do milho segunda safra para seguir a colheita e também, beneficiando as áreas produtoras de cana-de-açúcar no processo de colheita, entre o Sudeste e o Centro-Oeste. Por outro lado, essa falta de chuva atrapalha no desenvolvimento do trigo sequeiro em São Paulo e na fase de enchimento de grãos no estado de Mato Grosso do Sul.

 

 

Tendência

A primeira semana do mês de agosto será marcada por tempo firme e seco em grande parte do país. Ainda não há registro de chuva em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e em Palmas. A chuva continua concentrada no Norte, Sul e Nordeste, com acumulados elevados desde Alagoas até Rio Grande do Norte, podendo chegar a 100mm de chuva nos próximos dias. A chuva também ganha força no noroeste do Amazonas, em Roraima, no leste do Amapá e no norte do Pará e do Maranhão e sobre o sul do Rio Grande do Sul.

 

mapachuva1

Chuva acumulada de 02/08/2022 até 06/08/2022

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias