Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Monitoramento e alerta do clima no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Imagem: Furg/SAP/Divulgação

Um projeto-piloto de Monitoramento e Alerta para a Região Turística Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul, que envolve seis cidades, foi lançado na Unidade Bom Princípio, no campus da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) em Santo Antônio da Patrulha.


A iniciativa busca providenciar o cercamento eletrônico de uma grande área do Litoral Norte do estado sob o ponto de vista climático. Segundo Cátia Valente, meteorologista da Climatempo, os municípios terão acesso a uma ferramenta de monitoramento e alertas automáticos com previsão do tempo de hora em hora 24 horas por dia, sete dias por semana. 


O sistema irá habilitar nessas localidades o acompanhamento de tempestades, raios, chuvas, ressacas e vento em tempo real. A partir de alertas por voz, e-mail ou push, as administrações municipais poderão, em conjunto com a Defesa Civil, acelerar a tomada de decisão de forma a garantir a segurança da população e visitantes.

 

Ainda em fase experimental, o projeto será implementado nos próximos 12 meses em Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa, Mampituba, Imbé, Cidreira e Tramandaí. O programa é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Climatempo apoiada pela Governança Regional de Turismo do Litoral Norte Gaúcho (ATL-Norte).


A cada mudança de estação, a Climatempo irá realizar um workshop online abordando a previsão climática para que os municípios participantes possam se preparar para o período. Além disso, a cada dois meses, um consultor da Climatempo irá se reunir com os envolvidos para acompanhamento do uso do Sistema de Monitoramento e Alertas.


O cercamento eletrônico meteorológico é uma iniciativa inédita e inovadora guiada pelo Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta do Rio Grande do Sul (Sima-RS), que zela diretamente pelo estabelecimento de uma interface em tempo real entre as defesas civis municipais e a Defesa Civil do Estado.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias