Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Laje da Besta: Grandes ondas podem se formar na Baía de Guanabara

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Laje da Besta: Grandes ondas podem se formar na Baía de Guanabara

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    2 min de leitura

    Oferecido por

     

    Como alertado há vários dias, um sistema de baixa pressão atmosférica vai avançar nesta terça-feira pelo centro-sul do Brasil, se intensificando cada vez mais. Na quarta-feira, 10 de agosto, este sistema se desloca para o mar e dá origem a um ciclone extratropical. 

     

    Confira o destaque: Alerta para mar agitado e ressaca nesta semana

     

    Com isso, as condições do tempo ao longo da semana serão especiais. O ciclone extratropical vai provocar ventos intensos sobre o oceano e vai provocar agitação marítima na costa brasileira no decorrer dos próximos dias. A expectativa é que ocorra a formação das grandes ondas na Laje da Besta

     

    Esse é um tipo de onda muito impressionante e rara no Rio De Janeiro.  A Laje da Besta quebra no meio da Baía de Guanabara e de frente para o Pão de Açúcar.

     

    Foto: Renan Vignoli

     

    Na sexta-feira, a ondulação de sul-sudeste esperada para a região da costa do Rio de Janeiro, além das marés altas associadas à lua cheia, irão favorecer a entrada das ondas para a Baía de Guanabara. Ao encontrarem a laje, as ondas são amplificadas pela perda de profundidade. Em condições similares, ondas de até 5 metros já foram registradas na região da Baía de Guanabara, como mostra a foto acima, captada pelo fotógrafo Renan Vignoli.

     

    Em fase de Lua Cheia, a força gravitacional da Lua combinada com a do Sol, cria amplitudes maiores da maré, ou seja, a atração gravitacional exercida pelos dois astros sobre o oceano se somam, gerando correntes marítimas que causam uma elevação máxima do nível do mar.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias