Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Laje da Besta: Grandes ondas podem se formar na Baía de Guanabara

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

 

Como alertado há vários dias, um sistema de baixa pressão atmosférica vai avançar nesta terça-feira pelo centro-sul do Brasil, se intensificando cada vez mais. Na quarta-feira, 10 de agosto, este sistema se desloca para o mar e dá origem a um ciclone extratropical. 

 

Confira o destaque: Alerta para mar agitado e ressaca nesta semana

 

Com isso, as condições do tempo ao longo da semana serão especiais. O ciclone extratropical vai provocar ventos intensos sobre o oceano e vai provocar agitação marítima na costa brasileira no decorrer dos próximos dias. A expectativa é que ocorra a formação das grandes ondas na Laje da Besta

 

Esse é um tipo de onda muito impressionante e rara no Rio De Janeiro.  A Laje da Besta quebra no meio da Baía de Guanabara e de frente para o Pão de Açúcar.

 

Foto: Renan Vignoli

 

Na sexta-feira, a ondulação de sul-sudeste esperada para a região da costa do Rio de Janeiro, além das marés altas associadas à lua cheia, irão favorecer a entrada das ondas para a Baía de Guanabara. Ao encontrarem a laje, as ondas são amplificadas pela perda de profundidade. Em condições similares, ondas de até 5 metros já foram registradas na região da Baía de Guanabara, como mostra a foto acima, captada pelo fotógrafo Renan Vignoli.

 

Em fase de Lua Cheia, a força gravitacional da Lua combinada com a do Sol, cria amplitudes maiores da maré, ou seja, a atração gravitacional exercida pelos dois astros sobre o oceano se somam, gerando correntes marítimas que causam uma elevação máxima do nível do mar.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias