Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mudanças climáticas favorecem deslizamentos de terra

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Imagem: Getty Images

 

O impacto das mudanças climáticas combinadas ao avanço de construções irregulares foi retratado com destaque esta semana pela revista científica Nature, que classificou o primeiro semestre de 2022 como “um dos mais mortais já registrados por deslizamentos de terra”. 


Citando os deslizamentos ocorridos durante o período em Petrópolis, no Rio De Janeiro, entre os que aconteceram em Quito, no Equador, e Dosquebradas, na Colômbia, a publicação britânica ressaltou que os desastres causados ​​por deslizamentos de terra vêm piorando: se tornaram dez vezes mais frequentes nos últimos 50 anos, segundo a AGU, associação científica internacional sem fins lucrativos. 


Mais de 80% dos deslizamentos de terra fatais ocorrem nos trópicos, de acordo com artigo publicado pela União Europeia de Geociências indicado pela reportagem. Segundo a edição de maio de 2021 do International Journal of Disaster Risk Reduction, a investigação das principais causas e fatores que levam as pessoas mais vulneráveis a ocupar locais propensos a riscos deve levar em conta desigualdades econômicas e políticas, incluindo economias rurais sustentáveis e o crescimento populacional.


No Brasil, o maior levantamento já realizado sobre o assunto identificou que 8,3 milhões viviam em áreas de risco de deslizamentos de terra, inundações e enxurradas em 2010, segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias