Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / SEMA-RS produz Nota Técnica sobre temporal

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    SEMA-RS produz Nota Técnica sobre temporal

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

     

     

    A Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (SEMA-RS) publicou uma Nota Técnica sobre o temporal excepcional que atingiu parte do estado gaúcho em 15/08/2022. Foram mais de 37 mil pessoas foram afetadas em 17 municípios gaúchos, além de um óbito na Capital Porto Alegre e mais três feridos.

     

    Dentre os parâmetros meteorológicos, o que teve o maior destaque neste evento ocorreu em Canoas, na Região Metropolitana, com registro de forte temporal com rajadas de vento de até 120 km/h, segundo dados da base aérea de Canoas. Essa velocidade do vento é tão alta que alguns institutos de meteorologia especularam se não teria acontecido um tornado na região.

     

    A Sala de Situação do SEMA, operada por profissionais da Climatempo, realizou criteriosa análise dos dados meteorológicos registrados e dos danos ocorridos para fundamentar o documento, inclusive com sobrevoo sobre as áreas afetadas. Diante das evidências, as meteorologistas Vanessa Gehm e Nicolle Reis chegaram à conclusão que ocorreu um fenômeno conhecido por microexplosão na região de Canoas.

     

    Foto das meteorologistas Vanessa Gehm e Nicolle Reis

     

    Qual a diferença entre tornado, microexplosão e macroexplosão?

     

    A microexplosão diferencia-se do tornado, dentre outros aspectos, por não possuir o funil visual característico que sai da nuvem rotacionando até tocar o solo. Ao invés do funil, nas microexplosões há uma brusca “descarga” de rajadas de vento “desabando” de uma só vez da nuvem em todas as direções - em um efeito tal e qual se virássemos um balde cheio de água no solo. Apesar de ser um fenômeno menos conhecido do público em geral, os prejuízos podem ser equiparados em algumas situações.

     

    A Sala de Situação realiza, portanto, um trabalho minucioso e completo: além de prever, monitorar, alertar e apoiar os órgãos competentes, também elabora Notas Técnicas sobre os eventos para divulgação à população, em documentos oficiais para o Estado.

     

    Leia a Nota Técnica aqui

     

    Saiba mais

    Clique aqui e saiba mais sobre como o seu estado ou município também pode ter uma Sala de Situação através da Climatempo Projetos Governamentais 

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias