Oferecido por
A chuva aumenta nos próximos dias no oeste da Região Norte do Brasil, principalmente nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia, devido às áreas de instabilidades associadas ao calor e a circulação dos ventos em níveis altos da atmosfera
As precipitações ocorrem ao longo do dia e vem com mais força nesta quinta-feira (15), com acumulados elevados. A previsão indica chuva forte, e volumosa, com acumulados de 50 até 100mm durante o final desta semana entre no Acre, Amazonas, em Rondônia e até mesmo em Roraima.
Foto: Gettyimages
Tendência para o estado do Acre
Como essa chuva volumosa não será tão persistente para o estado do Acre, não conseguirá ajudar no nível do Rio Acre, que se encontra em estado crítico, como o menor desde 1967. No estado, a chuva já diminuiu na sexta-feira (16) e o tempo volta ficar firme no fim de semana.
As condições dos níveis dos rios no Acre devem melhorar a partir da segunda quinzena de outubro, quando a chuva se torna mais regulare e mais volumosa sobre a região. Porém, o tempo de resposta para os rios chegar ao seu nível ideal pode demorar um pouco, devendo ocorrer mais entre o fim da primavera e ínicio do verão.
Esse aumento de precipitação a partir de meados do próximo mês tem a influência da primavera, onde as pancadas de chuva fortes se tornam mais frequentes na Região, e do fenômeno, La Niña, que pode ter intensidade moderada, e quando é de forma Canônica costuma trazer bastante chuva pelo estado.