Oferecido por
A passagem de uma frente fria pela costa baiana trará chuva moderada a forte no sul e leste do estado no domingo (18), com intensidade maior sobre o litoral, Recôncavo baiano e na região metropolitana de Salvador. Atenção também aos acumulados de chuva elevados nessas áreas, que podem causar pontos de alagamentos. A chuva também está prevista no oeste da Bahia, mas de maneira isolada, e com tempo mais firme e seco do centro ao norte do estado, com umidade abaixo dos 20% no extremo noroeste baiano.
Atenção também as rajadas de vento entre 40 e 60km/h pelo estado, com os maiores valores no sul e leste baiano, além da capital e proximidades.
Na segunda-feira(19), chove no nordeste e leste da Bahia, sendo a qualquer hora do dia no Recôncavo baiano e na região metropolitana de Salvador, mas com acumulados menores, se comparados com o domingo. Dessa vez, a chuva está associada a umidade que vem do mar, pois a frente fria já se afastou para o oceano.
Foto: Gettyimages
Tendência
A chuva entre terça e quinta-feira (21) deve persistir somente na faixa leste e nordeste do estado baiano, de maneira mais passageira e com fraca intensidade.
Os acumulados ficam em torno 50mm sobre o nordeste da Bahia e em Salvador na próxima semana.
Acumulados de chuva previstos entre os dias 17 e 21 de setembro. Fonte:Climatempo
Inverno com o menor volume dos últimos 4 anos (até o momento)
Destaca-se que neste inverno de 2022 choveu apenas 401,9mm sobre Salvador(BA), isso é déficit de 28,4% para a Climatologia da estação, que é de 561,4mm. Sendo até o momento, 17 de setembro de 2022, o menor volume de chuva para esta estação de Inverno desde 2018, quando acumulou apenas 275,1 mm. Fonte: Estação convencional do INMET.
Ou seja, até o dia 17 de setembro, este é o inverno com o menor volume de chuva dos últimos 4 anos na capital da Bahia. Lembrando que este inverno começou em 21 de junho de 2022 e vai até 22 de setembro de 2022.
Acumulados de chuva dos últimos 6 invernos em Salvador(BA). Fonte:INMET
Veja também: Chuva e rajadas de vento forte no Sul
Exportações de suco de laranja em crescimento