Oferecido por
Depois de muito tempo, as tempestades marcaram presença no Distrito Federal nos últimos dias. De acordo com a análise dos meteorologistas, com base na imagem vista em níveis mais elevados, houve registro de gustnado e até tornado na região.
No dia 17 de setembro em Samambaia (DF) ocorreu um gustnado, já que não se vê uma nuvem funil saindo da base da nuvem.
Como se formam os Gustnados
O fenômeno Gustnado dura em média alguns segundos a minutos, embora possa haver várias gerações simultâneas, além disso a maioria tem uma velocidade de ventos com intensidade de um tornado da escala Fujita EF-0 ou EF-1 (de até 178km/h).
Um gustnado é um redemoinho de vento que se forma através dos fluxos de tempestade, ou seja na frente de uma tempestade, conhecidas como frentes de rajadas. Eles não se conectam com nenhuma rotação na base da nuvem e não são tornados. Uma vez que sua origem está associada a nuvens cumuliformes, os gustnados são classificados como tempestades de ventos e se formam de baixo para cima. E alguns deles podem até causar danos, como no dia 13 de agosto de 2011, onde na Indiana State Fair (Indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos) um gustnado matou 7 pessoas e feriu 58.
No Brasil ocorrem em várias regiões, e são registrados mais na primavera e no verão, mas ocorrer também em outras estações, como aconteceu agora no final deste inverno.
Tornado
Já na região de Brasília, no dia 18 de setembro, houve um tornado do tipo Lanspout. O fenômeno se formou na área da Floresta Nacional.
O tornado é uma nuvem em forma de funil que toca o solo e cujos os ventos giratórios podem alcançar de 110km/h a 500km/h. Essa intensidade dos ventos são medidas por uma escala chamada Fujita (ou Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale), que vai de 0 à 5.
Vale salientar que o tornado é o fenômeno mais devastador, possui um pequeno diâmetro (de centenas de metros à 2 km na média, mas já houve casos que já chegou aos 4,2km) e dura pouco, de minutos a meia hora, causando consequentemente danos por onde passa. Ele se forma, geralmente, em uma nuvem de tempestade chamada de super célula, que surge a partir do encontro de uma massa de ar frio e seca com outra massa de ar quente e úmida. Quando essas massas apresentam ventos com direções opostas começa a ocorrer um torque ou um giro que vai até o chão, ou seja, uma nuvem em forma de funil consegue atingir o chão.
Destaca-se que o tornado do tipo Landspout, como os caçadores de tornados classificam, não se forma a partir de uma tempestade super-célula como uma cunha ou um tornado de cone. Em vez disso, elas se formam através de uma área de rotação que se origina perto da superfície, e não de cima (como acontece nos outros tipos de tornados). Assim, esse ar rotativo é esticado verticalmente até chegar próximo as nuvens. Algumas chegam a ser classificadas como 2 da escala Fujita.
Tempestade em Brasília - Foto: Clima ao Vivo