Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo tem mais chuva e risco de alagamento nesta quarta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

O primeiro temporal da primavera na cidade de São Paulo deixou 28 pontos com alagamento, segundo contabilização do centro de gerenciamento de emergências da prefeitura, contabilizados até meia-noite de 27 de setembro, terça-feira. Foi a maior quantidade de pontos alagados desde o dia 15 de março, quando foram registrados 30 pontos com alagamento.


A chuva intensa aconteceu por causa de uma frente fria que avançou sobre São Paulo e intensificou as áreas de estabilidade que já estavam sobre o estado.
Os maiores volumes de chuva foram registrados nas zonas leste, sudeste e oeste da cidade de São Paulo. Nestas regiões choveu de 40 a quase 70 mm em 12 horas. Choveu forte também pelo interior e no litoral paulista. 

 

Chuva forte alagou vários locais em São Paulo em 27/9/2022 (Foto: Junior Ineu)

 

 

Transbordamento de rios


O grande volume de chuva causou o extravasamento do córrego Franquinho e do rio Verde, ambos na zona leste da capital.

 

Maiores acumulados de chuva em 12 horas - 11h até 23h de 27/9/2022

 

Praticamente não choveu de manhã e nem na madrugada do dia 27/9/2022. A chuva forte veio a partir das 14 horas. Confira os maiores volumes de chuva registrados pelo CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura.

 

Itaquera: 66,0 mm, Vila Prudente: 61,0 mm, Vila Mariana: 51,6 mm, Sé/CGE: 51,2 mm, Butantã: 50,4 mm, Penha/Rincão: 49,2 mm, Moóca: 46,2 mm, Tremembé: 42,6 mm, Ipiranga: 42,2 mm, Pirituba: 40,8 mm . Demais bairros acumularam de 13 mm a 35 mm neste período de 12h - Zonas Leste, Sudeste, Oeste e extremo norte foram as que registraram maiores volumes. 

 

No Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 30 mm (período de 12h, 11h até 23h de 27/9). A média de chuva normal para setembro em São Paulo é de aproximadamente 83 mm, segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1991 a 2020.

 

No início da madrugada da quarta-feira, 28 de setembro, grandes áreas de chuva avançavam de Mato Grosso do Sul e do Paraná para São Paulo, já provocando chuva moderada forte em várias áreas do oeste e do sul do estado de São Paulo.

 

Radar IPMet/Unesp - Chuva em SP em 27/9/2022, 23h37


Essas áreas de chuva continente deslocando sobre São Paulo no decorrer da madrugada e manhã desta quarta-feira espalhando chuva por quase todo o estado. 

 


Mais chuva nesta quarta-feira

 

A última quarta-feira de setembro é com alerta para chuva forte e temporais em todas as regiões do Estado de São Paulo.

 

A região da grande São Paulo também continua sujeita a chuva volumosa e que poderá causar novos alagamentos e transbordamento de córregos.


A frente fria que intensificou a chuva sobre o estado de São Paulo avança lentamente em direção ao Rio De Janeiro, mas continua tendo muita influência sobre o estado de São Paulo. Áreas de estabilidade permanecem sobre todas as regiões paulistas no decorrer desta quarta-feira,28, causando mais chuva.
A circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera está colaborando para concentrar umidade sobre o estado de São Paulo, o que facilita a formação de nuvens carregadas.


Tempo instável até o fim da semana


Apesar do afastamento da frente fria durante a quinta-feira, 29 de setembro, a área de instabilidade vão continuar se formando sobre o estado de São Paulo, ou avançando sobre o estado até o final desta semana


A previsão é de que durante a quinta e a sexta-feira todas as regiões paulistas ainda tenham muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes que podem ser moderadas a fortes. Porém, a chance de alguns momentos com sol, mas que não devem persistir por muito tempo.

 

Atenção para chuva volumosa no litoral do Estado de São Paulo e também na região do vale do Ribeira durante a quinta e a sexta-feira


A tendência é de que a chuva vá diminuindo durante o sábado, 1 de outubro, com o afastamento das áreas de instabilidade do estado de São Paulo.


A previsão para o domingo de eleições é de que o sol predomine em quase todas as regiões paulistas. Até o momento só a expectativa de chuva para o litoral paulista. A grande São Paulo deve ter um domingo com muita nebulosidade, temperatura amena com sensação de frio e alguns períodos com sol. A chance de chuva no domingo é baixa.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias