Oferecido por
Setembro 2022 – O Brasil possui uma grande oferta de fontes de energia limpas e uma grande responsabilidade no combate as mudanças climáticas. Para gerenciar essa abundância de uma forma inteligente e segura é necessário um planejamento cada vez mais eficiente e inovador frente aos aspectos regulatórios e profissionais altamente preparados para no quesito ambiental e meteorológico.
Por outro lado, as condições de tempo e Clima influenciam diretamente o setor de energia, desde os processos de planejamento de geração, até a operação e manutenção de hidrelétricas, complexos eólicos e solares, distribuidoras e transmissoras de energia.
Isso porque no Brasil e na maior parte do mundo os ativos que compõem o setor elétrico renovável, estão expostos às interferências de vento, água e sol. O avanço das mudanças climáticas e a crescente preocupação ambiental têm colocado o conceito de transição energética no centro do debate sobre o futuro da indústria de energia.
Uma vez que a geração de energia limpa é fundamental para a atividade econômica, o desafio de lidar com a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa se tornaram gigante. O aumento da participação de fontes renováveis na matriz energética, como a solar e eólica, surge como resposta para superar estes desafios de expansão sustentável do sistema energético, conforme recomendado pelo IPCC e reiterado no Acordo de Paris em 2015.
Carlos Magno, CEO da Climatempo, destaca a importância de reflexão sobre o aumento da ocorrência de fenômenos climáticos extremos no Brasil e os impactos que isso tem gerado na vida em sociedade e para as empresas. “Temos acompanhado os fenômenos meteorológicos no Brasil há três décadas e episódios que antes eram atípicos agora acontecem com maior frequência. É preciso estar preparado para as mudanças que já estão em curso”, alerta o executivo.
O setor de energia possui um papel extremamente importante no combate à emissão de gases do efeito estufa, devido ao desenvolvimento e incentivo de geração renovável e limpa. Essa transição da matriz energética por fontes renováveis como solar e eólica, além de desafiador, é um processo que está associado à intermitência da geração de energia, pois a geração acaba por ficar dependente das condições climáticas necessárias para seu funcionamento, como os níveis de insolação ou fluxos de massas de ar, no caso da solar e eólica, respectivamente. Assim, a transformação tecnológica que irá acompanhar essa transição deve ser acompanhada por um modelo sustentável.
O workshop Transição Energética e o Futuro do Setor de Energia é online, gratuito e acontece às 19h entre os dias 28 e 29 de setembro de 2022. Grandes especialistas da área estarão reunidos para debater Energias Renováveis, Hidrogênio Verde, Projeto de Lei 414, Tecnologias, Crédito de Carbono e Sustentabilidade.
Foto: 1º encontro do workshop "Transição Energética e o Futuro do Setor de Energia", realizado nesta quarta-feira, 28 de setembro de 2022
“A geração de energia renovável depende das condições meteorológicas. Já estamos vivendo em um planeta mais quente e qualquer alteração na frequência e intensidade da chuva ou nos padrões de circulação de vento pode impactar drasticamente o setor. Os agentes precisam estar preparados com um planejamento de risco climático eficiente”, comenta Vitor Hassan, head de energia na Climatempo.
As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis neste link: https://bit.ly/3fjcsLx
Serviço: Workshop Transição Energética e o Futuro do Setor de Energia
Data: 29 de setembro de 2022
Horário: 19 horas
Formato: on-line
Inscrição: Gratuita pelo link: https://bit.ly/3fjcsLx
Realização: Climatempo Energia
Sobre a Climatempo
Maior empresa brasileira de serviços Meteorológicos, que busca tornar o futuro seguro e próspero, conectando ciência e tecnologia. A Climatempo busca dar assistência a empresas afetadas por riscos climáticos e almeja ser referência mundial para esse mercado. A sua excelência de serviços é voltada para 22 segmentos da economia, por meio de produtos e atendimento personalizado, com monitoramento de meteorologistas certificados pelo CREA. A empresa acredita na inovação, no comprometimento, na paixão e na coragem para realizar seus trabalhos.
Para mais informações sobre a Climatempo, visite: https://www.climatempoconsultoria.com.br/institucional