Oferecido por
Frente aos riscos dos efeitos catastróficos relacionados às Mudanças Climáticas, as organizações governamentais estão tomando medidas para minimizar os impactos ao meio ambiente e garantir que as próximas gerações tenham uma vida mais sustentável. A União Europeia seguindo esse caminho, iniciou uma série de ações que visam proteger o ecossistema e reduzir os riscos ambientais futuros.
Contextualização do Pacto Ecológico Europeu:
No dia 14 de julho de 2020 os 27 países que compõem a União Europeia (UE), estabeleceram o Green Deal. Conhecido também como Pacto Ecológico Europeu, tem como principal objetivo transformar a UE em bloco que possua uma economia moderna, eficiente na utilização dos recursos naturais e competitiva para garantir o bem estar da sociedade atual e das próximas gerações. Esse pacto estabelecido entre os países da UE tem como metas:
- Anular as emissões líquidas de gases de efeito estufa do bloco até o ano de 2050;
- Dissociar o crescimento econômico da utilização exacerbada de recursos naturais;
- Promover o crescimento equalitário de todas as regiões pertencentes ao bloco.
Adotando essas medidas a UE acredita que está no caminho certo para garantir uma melhora significativa na vida dos habitantes do bloco europeu.
Como o Pacto Ecológico Europeu pode afetar a economia brasileira?
Visando atender às metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu, a UE pretende restringir o comércio com outros países que não se adequarem às suas exigências. Portanto, para que o Brasil não perca espaço em um mercado com mais de 500 milhões de consumidores, será necessário que ele se adeque às novas políticas de sustentabilidade.
Levando em conta que a União Europeia é a segunda maior consumidora dos produtos de origem brasileira, como o café, carne, soja entre outros, a possibilidade de perda desse mercado resulta em uma grande preocupação para a economia nacional. Portanto, para manter o comércio com a UE, o Brasil deve ficar atento às seguintes demandas:
- Ações que minimizem as questões climáticas, como a redução das queimadas e do desmatamento na Amazônia;
- Produção de alimentos mais saudáveis reduzindo a utilização de agrotóxicos, principalmente os que são proibidos na comunidade europeia;
- Modernização da infraestrutura das cidades com a adoção de sistemas para aproveitar a água da chuva, aproveitamento da energia solar e uso de vegetação nas paredes externas, visando tornar os centros urbanos mais sustentáveis.
Fique por dentro das ações e soluções propostas pela Climatempo Infra para deixar suas operações mais sustentáveis, fale conosco pelo email [email protected].