Oferecido por
O amanhecer deste feriado de finados de 2022, foi de frio histórico e marcante para um mês de novembro em São Joaquim, região serrana de Santa Catarina.
Os campos ficaram branquinhos, lembrando a típica paisagem invernal da serra catarinense. No Vale do Caminhos da Neve, localizado 3km do centro de São Joaquim, a estação oficial da prefeitura listada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), obteve o registro de -2.2ºC.
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim - SC - sãojoaquimonline
Houve o significativo congelamento das plantas e da superfície d'água.
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim - SC - sãojoaquimonline
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim - SC - sãojoaquimonline
Os carros amanhecerem recobertos por uma grossa camada de gelo. O caçador de geadas, Mycchel Legnaghi destacou o ineditismo de quebrar o gelo em pleno mês de novembro em vídeo, algo que, nem mesmo ele, chegou a presenciar em mais de 20 anos de caçada ao frio. Veja:
O frio atípico traz consequências para a agricultura local. Pomares, vinhedos e lavouras podem ter o desenvolvimento comprometido, trazendo prejuízos para os produtores da região. A produtora Katia Fenner tem um propriedade com animais, frutíferas e cultivo de batata e teve que encarar o frio deste amanhecer gelado e percorrer a propriedade para analisar o tamanho do prejuízo.
"A sensação às 6h30 era de 2 graus. Vou verificar se houve congelamento das frutas pequenas já que as maiores tem uma resistência maior. Na região, esse frio pode impactar em um prejuízo enorme para a cultura do brócolis e milho. Minha batata está praticamente atrasada", comenta Fenner.
Veja aqui a tendência do clima para os próximos dias
Leia também: Feriado com muito frio e chuva no Brasil