Oferecido por
Depois de mais de 200 mm de chuva sobre Petrópolis, na região metropolitana do Rio De Janeiro e no Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, nos primeiros dias de novembro, para os próximos dias a previsão é do retorno da precipitação com intensidade forte e com volumes elevados de chuva para o estado do Rio de Janeiro.
No estado do Rio de Janeiro, essa chuva intensa prevista nesta nova semana se deve às áreas de instabilidade que estarão associadas à borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos e Médios Níveis da Atmosfera, que é uma circulação dos ventos no sentido horário, que ajuda na formação de nuvens carregadas, além do aumento do calor nos próximos dias, e do reforço de um corredor de umidade que vem da Amazônia, já a partir de quinta-feira (10).
Fonte: Getty Images.
Até quinta-feira (10) a chuva será de moderada a forte intensidade, com potencial para temporais, rajadas de vento de mais de 70 km/h e possibilidade de queda de granizo pelo estado do Rio de Janeiro. Atenção para os acumulados mais elevados neste período, e que devem ocorrer principalmente no final da terça-feira (08), ao longo da quarta(09) e na quinta(10) pelo estado.
Estão previstos entre 50 e 250mm de chuva pelo estado fluminense até o final da quinta-feira (10), com os maiores acumulados sendo registrados nas regiões do Médio Paraíba, na metropolitana do Rio de Janeiro, na Serrana, no centro sul fluminense e na baixada litorânea. Mas, não se descartam danos nas demais localidades por conta da chuva também nas regiões da Costa Verde, noroeste e norte do Rio de Janeiro.
Acumulado de chuva previsto entre 07 e 10 de novembro de 2022 entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Fonte: Climatempo
Acumulado de chuva de 07 a 11 de novembro no Brasil. Fonte: Climatempo
Vale destacar também que, entre os dias 11 e 14 de novembro, a aproximação e passagem de uma frente fria ajudará a trazer chuva mais generalizada, além de intensificar a mesma pelo estado fluminense, com previsão de altos volumes de água, de mais de 100 mm, que devem causar alagamentos e transbordamento de córregos.
Além disso, entre os dias 15 e 18 de novembro a precipitação não para no estado fluminense, com condições de mais chuva, que pode ser torrencial, por conta da chegada da frente fria, e que ajudará na formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do estado, reforçando mais as instabilidades na região.
Acumulado de chuva de 12 a 16 de novembro no Brasil. Fonte: Climatempo