Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sudeste ainda pode ter mais granizo hoje

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

A atmosfera sobre o Brasil se mostrou extremamente instável na terça-feira, 8 de novembro de 2022. Em meteorologia, o termo instável pode ser traduzido como favorável à chuva ou a formação de nuvens com potencial para chuva. Além de pancadas de chuva de muito fortes, descarregando mais de 20 mm de água em apenas 1 hora, rajadas de vento bastante fortes, entre 60 km/h a quase 90 km/h foram observadas em vários locais.


Em Uberaba, o Instituto nacional de meteorologia registrou uma rajada de vento com 86 km/h e em Dores do Indaiá, uma rajada alcançou 82 km/h.


Mas o que mais impressionou foram as tempestades de granizo, que caiu em grande quantidade em cidades de pelo menos 7 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio De Janeiro, Goiás, Mato Grosso e São Paulo


A maior quantidade de gelo e o maior número de locais atingidos foram no Sul de Minas Gerais e na região da Serra da Canastra, também em Minas Gerais.

 

Através de fotos e vídeos compartilhados pelas redes sociais e por análise de imagens de radar meteorológicos, podemos dizer que houve granizo em:

 

Minas Gerais: na região de Cabo Verde, Muzambinho, Alterosa, Campos Gerais (13h50 a 14h15), Lambari, Lagoa da Prata, Confins (Grande BH - metar), Poço Fundo (13h45 a 14h10)

Rio de Janeiro - vários bairros da cidade do Rio (Jacarepaguá, Cidade de Deus), Duque de Caxias

Rio Grande do Sul: Esmeralda, Pinhal da Serra

Santa Catarina:  Major Vieira, São Joaquim

Mato Grosso: Querência

Goiás: Ipameri

 

Possibilidade via radar meteorológico: Uberaba (entre 13h50 e 14h50) Fortaleza de Minas, Jacuí, Passos, Cássia, Ibiraci, Sacramento, (núcleo de chuva cruzou o sul de Sacramento e foi para a região de Cássia); núcleo intenso saiu de Franca e passou sobre parte de Patrocínio Paulista, Itirapuã, e foi para MG em São Tomás de Aquino, depois para São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, Guaranésia (com menos força, em Guaxupé).

 

Por volta das 14h, um forte núcleo de instabilidade surgiu na região de Cássia (MG). A partir de 12h, diversos núcleos de temporais surgiram em vários locais do Sul de Minas e da Serra da Canastra. Um núcleo muito forte em Monte Belo (12h45) se deslocou para Areado e Alterosa, Alfenas, mas outros núcleos estavam ativos na região de Campestre, Jacuí, Pratápolis. A tempestade em Cabo Verde foi por volta das 17h; região de Muzambinho e São Pedro da União e Juruaia, entre 16h30 e 16h50.

 

 

Risco de granizo no Sudeste nesta quarta

 

Para esta quarta-feira, 9 de outubro, ainda é alto o risco de temporais com granizo na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, na região da Serra da Canastra, na divisa do Rio de Janeiro com Minas, na Serra Fluminense, na divisa de São Paulo com o Sul de Minas


Pode chover ainda na Grande Porto Alegre, na serra gaúcha e catarinense, no litoral norte do Rio Grande do Sul e no sul e leste de Santa Catarina, mas não tem expectativa de temporal com granizo. A baixa pressão atmosférica que foi responsável pela formação das nuvens carregadas começa a se afastar do litoral da Região Sul, o que vai reduzir seu impacto nas condições do tempo nesta quarta-feira.

 

 

O que é o granizo?


Granizo são pedras de gelo que se formam dentro de nuvens de grande extensão vertical. É preciso ter uma atmosfera muito fria para que haja a formação do granizo. 

 

 


Ipanema, GO, por Sonia Bonato em 8/11/2022

 

O granizo se forma dentro das nuvens cumulonimbus, que são as mesmas nuvens que muitas vezes causam chuva forte, muitos raios e ventania. Estas nuvens e o granizo podem se formar em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas sejam favoráveis. 


As nuvens cumulonimbus têm grande extensão vertical e uma parte delas alcança regiões da atmosfera onde a temperatura está muitos graus abaixo de 0°C e por isso o gelo se forma. É a presença do gelo que gera as descargas elétricas atmosféricas.


As pedras de gelo caem das nuvens, precipitam, quando ficam pesadas o suficiente para vencer as fortes correntes de vento ascendentes (de baixo pra cima) que existem dentro das nuvens cumulonimbus.

 

 

Granizada em Jacarepaguá, bairro do Rio de Janeiro em 8/11/2022

 

 

Granizo em Ipameri, GO, em 8/11/2022

A granizada em Ipameri (GO) cobriu o lago e campos da propriedade de Sonia Bonato. As pedras de gelo derrubaram muita manga.

 

 

 

 


Confira agora algumas imagens das nuvens e das pedras de gelo observadas pelo Brasil em 8/11/2022

 

Lagoa da Prata, MG por Climaaovivo em 8/11/2022

 

Campo Belo, MG por Helton Sena, 8/11/2022

 

Ipameri, GO, por Sonia Bonato, 8/11/2022

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias