1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Granizada ainda ameaça o Brasil nesta semana
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Granizada ainda ameaça o Brasil nesta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por


Além de temperaturas muito abaixo do normal para esta época do ano, outro fato que vem chamando bastante atenção durante o mês de novembro são as tempestades de granizo, que já ocorreram em vários estados do Brasil desde a recente da grande onda de frio do começo do mês. A atmosfera fria é um ingrediente importante para a formação das pedras de gelo. E a forte grande massa de ar frio de origem polar que passou pelo país na primeira semana de novembro, deixou um ar bastante gelado sobre o país.

 

GettyImages-157375476

Chuva de granizo está prevista para essa semana no Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte do Brasil.

Foto: Getty Images. 


As tempestades de granizo voltaram a chamar atenção no último final de semana. O granizo ocorreu em grande quantidade na região de Campos do Jordão, na região da Serra da Mantiqueira em São Paulo. No domingo, 20, a região da grande São Paulo também teve ocorrência de granizo no aeroporto internacional, em Guarulhos, com rajadas de vento de 90 km/h. 


Na região de Jataí, no sul de Goiás, a tempestade de granizo destruiu plantações no último sábado (19). 

 

WhatsApp Image 2022-11-21 at 08.46.13.

Plantação tomada por granizo. Foto: Sônia Bonato, Jataí-GO.


Muita chuva e mais gelo nos próximos dias


A circulação de ventos sobre o Brasil nos próximos dias vai facilitar a formação de grandes áreas de instabilidade sobre os Estados do Sudeste e do centro-oeste do país. É nestas duas regiões que há maior probabilidade de ocorrência de granizo nas próximas 48 horas.


Para esta terça-feira, 22 de novembro, é alto risco de ocorrência de granizo nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os estados do Tocantins e Pará também estão sujeitos a granizo nesta terça-feira.


Para quarta-feira, 23 de novembro, o maior risco para ocorrência de granizo é previsto para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio De Janeiro, Goiás e a parte leste de Mato Grosso do Sul. Ainda não está descartado granizo no leste do Pará, norte do Tocantins e, de maneira mais isolada, no sul do Piauí. 

 

alerta_granizo_23-NOV-15

Condição para granizo nesta quarta-feira (23). 


Nesses dois dias, esses estados poderão ter chuva de granizo em grandes áreas, mas também a chuva de água normal, na forma de forte espancadas acompanhadas de raios e eventualmente de intensas rajadas de vento.


A ocorrência de granizo é bastante comum nesta época do ano. 
O granizo se forma na parte superior das grandes nuvens Cumulonimbus, onde a temperatura da atmosfera está dezenas de graus abaixo de zero.


Saiba mais sobre o que é e como se forma o granizo


O que é o granizo?

Granizo são pedras de gelo que se formam dentro de nuvens de grande extensão vertical. É preciso ter uma atmosfera muito fria para que haja a formação do granizo. 

 

O granizo se forma dentro das nuvens Cumulonimbus, que são as mesmas nuvens que muitas vezes causam chuva forte, muitos raios e ventania. Estas nuvens e o granizo podem se formar em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas sejam favoráveis. 


As nuvens Cumulonimbus têm grande extensão vertical e uma parte delas alcança regiões da atmosfera onde a temperatura está muitos graus abaixo de 0°C e, por isso, o gelo se forma. É a presença do gelo que gera as descargas elétricas atmosféricas.


As pedras de gelo caem das nuvens, precipitam, quando ficam pesadas o suficiente para vencer as fortes correntes de vento ascendentes (de baixo pra cima) que existem dentro das nuvens Cumulonimbus.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias