Oferecido por
Em dezembro os canais de umidade continuam posicionados sobre o centro-leste da região Sudeste, principalmente sobre o centro e leste de MG, ES e norte do RJ. No norte de SP a tendência também é de chuva um pouco acima da média, com pancadas mais frequentes. Já no oeste e sul de São Paulo a irregularidade da chuva é mais acentuada, e os volumes ficam um pouco abaixo da média nas áreas próximas à divisa com o Paraná.
Foto: Getty Images
Algumas frentes frias ainda passam pela Região Sudeste, principalmente na primeira quinzena de dezembro, trazendo condições para chuva mais forte, especialmente no sul e leste de SP, além da diminuição de temperatura; na faixa litorânea, os volumes ficam acima da média histórica.
Apesar dessa diminuição de temperatura, o calor pode ser intenso durante vários dias sobre o interior de SP, em especial no oeste, por conta do maior número de dias ensolarados.
Para o estado de São Paulo, dezembro vai ser um mês bem típico de verão. O interior paulista, Vale do Paraíba e até mesmo a Grande SP, com sensação de abafamento, bastante calor e umidade alta. Nestas regiões, a chuva será mais frequente no decorrer do mês, acontecendo em forma de pancadas fortes, com raios, sempre entre tarde e noite.
Frentes frias
Como estamos ainda sobre influência do fenômeno La Niña, é possível uma frequência maior de frentes frias, maior do que o normal para época, passando pelo estado de São Paulo ao longo do mês. Podemos esperar em torno de duas a três frentes passando pelo litoral do estado.
Diminuição das temperaturas
Uma destas frentes frias que vai avançar pela costa de São Paulo, será capaz de diminuir as temperaturas principalmente no sul e leste paulista, causando uma queda de temperatura um pouco mais expressiva, mas, nada comparado às quedas de temperatura que tivemos no estado em novembro.
Dezembro típico de verão em SP
Em geral, o mês será quente, no estado. Grande São Paulo, Baixada Santista, litoral como um todo, com altas temperaturas e ar abafado. A passagem dos sistemas, vai fazer a temperatura oscilar um pouco mais, mas no interior de SP essas quedas de temperatura não vão ser tão sentidas. De forma geral, o interior segue quente, com bastante chuva, variação de nuvens, o que desfavorece a ocorrência do calor mais intenso. Região de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Campinas, Grande São Paulo e Vale do Paraíba, com temperaturas altas e calor em alguns períodos, sendo mais intenso, apenas de forma pontual.
Podemos esperar um período de calor mais intenso e prolongado mais para o oeste do estado. Região de Presidente Prudente, Araçatuba, e mais para o final do mês, na segunda quinzena, podemos ter a diminuição da chuva nestas áreas de forma bem significativa.
Grande parte do estado com chuva um pouco acima da média, e acima da média em Ribeirão Preto, Franca, e nas demais cidades do nordeste de São Paulo. Chuva um pouco acima da média, na faixa litorânea, região de Cananéia e Grande SP.
Mapa de chuva para o mês de dezembro 2022 no BR
A cidade de São Paulo, deve ficar atenta aos temporais de verão, que a partir de agora serão mais comuns. O risco para transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra, transbordamentos de rios e córregos aumenta durante todo o mês!
Lembrando que o verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro de 2022, às 18h48, pelo horário de Brasília e termina no dia 20 de março de 2023.