Oferecido por
Olhe para essas nuvens e para o ambiente onde elas estão. Você saberia dizer em que lugar do planeta elas foram fotografadas?
(Foto: Vinicio Lima Santos)
Essas nuvens foram fotografadas pouco antes das 22 horas na Antártida, na noite de 3 de dezembro de 2022. São nuvens especiais chamadas de lenticulares. Repare como elas parecem ter camadas, como discos sobrepostos. As nuvens lenticulares são nuvens orográficas e se formam a partir da modificação do fluxo de ar passando sobre alguma montanha.
(Foto: Vinicio Lima Santos)
Foto: Vinicio Lima Santos
Sol e céu azul durante a noite
Outra curiosidade desta foto é o céu azul, a "noite ensolarada", só com as poucas nuvens. A Antártida já está sentindo toda a claridade do verão. Nesta época do ano, quase todo o continente antártico fica permanentemente iluminado pelo sol. Isto quer dizer que o sol não se põe abaixo da linha da horizonte. Não tem noite escura e são 24 horas de dia.
É lá no extremo sul do Hemisfério Sul que se pode apreciar o "sol da meia-noite", da mesma forma que na região do Ártico se pode ver o sol à meia-noite durante o verão do Hemisfério Norte, que ocorre em entre junho e setembro.
Posição do sol na base argentina San Martín, na Antártida, ao longo do dia 3/12/2022
O gráfico acima mostra a trajetória do sol no local onde está a estação meteorológica antártica San Martín, operada pela Argentina, no dia 3 de dezembro de 2022. O sol tem ficado permanentemente acima do Horizonte desde o dia 27 de novembro e fica assim durante todo o mês de dezembro até meados de Janeiro. A partir do dia 16 de janeiro, o sol já começa a se esconder durante a algum tempo abaixo da linha de Horizonte.
O gráfico abaixo mostra a trajetória do sol no local onde está a estação meteorológica antártica San Martín no dia 21 de março de 2023, primeiro dia do outono de 2023
Trajetória do sol na base San Marín, Antártida, em 21/3/2023
O número de horas de noite (sol abaixo da linha do horizonte) vai aumentando cada vez mais até chegar o inverno, quando o sol fica completamente abaixo da linha do horizonte 24 horas. Não tem dia, só noite.
Muitas pesquisas na Antártica só podem ser feitas durante o verão. Com o sol aquecendo o ar o dia todo, a quantidade de gelo temporário sobre o mar diminui e a temperatura fica menos baixa.
Aquecimento global
A Antártica, assim como outras regiões do Globo, também está sentindo os efeitos do aquecimento atmosférico provocado pela ação humana. Em 2020 passado foi registrada a maior temperatura já observada na Antártica. O valor foi de 18,3°C positivos, na base Esperanza, uma das bases de pesquisa da Argentina.